Ovo frito perfeito

Queremos ajudar a melhorar o PF (prato feito) do brasileiro, e sem dúvida nenhuma saber fazer um ovo frito perfeito é essencial para isso. Todo mundo tem sua preferência, e nós temos a nossa. Para o Cozinha Técnica, o ovo frito perfeito tem gema mole e a borda da clara é queimadinha. Se você prefere gema dura, azar o seu. Gema mole deixa a carne e o arroz molhadinhos, isso torna o PF muito mais gostoso!

QUAL GORDURA UTILIZAR NO OVO FRITO?

Se o que você quer é o melhor sabor possível, utilize gordura de bacon. Outra ótima gordura é manteiga. Como a manteiga tem um ponto de queima baixo, o ovo ficará com um aspecto mais escuro, como na foto abaixo. Uma ótima opção é utilizar manteiga clarificada, que por não ter os sólidos do leite não fica com um aspecto escuro e tem ponto de queima muito mais alto. Aprenda a fazer a manteiga clarificada em nosso artigo. Fazer o ovo frito com azeite de oliva também é bem gostoso, prático, e te deixará com um sentimento de culpa um pouco menor. O problema do azeite é ter ponto de queima baixo, o que o torna pouco recomendado para frituras. Nossa opção: misture óleo vegetal (soja ou canola) com manteiga. O óleo ajudará a evitar que a manteiga queime.

COMO DEIXAR A GEMA MOLE E A CLARA COM CASQUINHA QUEIMADA?

O principal segredo é usar uma frigideira com tampa, preferencialmente uma tampa de vidro. O vapor quente cozinhará a clara no tempo certo para não deixar a gema endurecer.
  1. Pré-aqueça a frigideira anti-aderente ou de ferro por 5 minutos em fogo baixo: isso fará com que a frigideira esteja aquecida como um todo, fazendo com que o ovo frite de forma homegênea
  2. Use duas gorduras: como citamos anteriormente. Coloque o óleo vegetal (de soja ou canola, por exemplo) durante o pré-aquecimento e a manteiga logo antes de colocar o ovo.
  3. Se for usar mais de um ovo, coloque-os em uma tigela primeiro: você quer que os ovos cozinhem por igual. Fazendo isso você despejará os ovos na frigideira ao mesmo tempo.
  4. Cubra com a tampa: a tampa aprisiona o calor e o vapor, fazendo com que a clara cozinhe antes da gema endurecer. Não fique levantando a tampa para deixar o calor escapar. Por isso recomendamos uma tampa de vidro.
  5. Retire do fogo antes de terminar: após cerca de 1 minuto, retire a frigideira do fogo e deixe o ovo na frigideira por mais alguns instantes, para que a clara termine calmamente de cozinhar
Aprenda mais sobre ovos e óleo em nosso Curso de Culinária Grátis!

Comentários

Ovo frito perfeito

| Dicas de preparação, Ovos, PF |