Tempo de cozimento do ovo

ovo cozido

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Cozinhar ovos em água fervente racha a casca e torna os ovos duros e emborrachados. Uma leve fervura funciona muito melhor.

Coloque os ovos em uma panela e adicione água fria suficiente para cobri-los por cerca de 2 centímetros. Coloque a panela em fogo médio-alto e, assim que a água atingir uma leve fervura, comece a cronometrar. À medida que os ovos cozinham, ajuste o calor conforme necessário para manter a leve fervura.

2 minutos – gema mole

A clara começa a ficar firme, mas a gema estará bem mole. Coloque em um suporte para ovos e sirva. Use o lado de uma colher pequena para quebrar e remover a ponta do ovo, fazendo um buraco na casca – o buraco deve ser grande o suficiente para caber a colher.

ovos moles
Ovos moles, ideal para o café da manhã

4 a 5 minutos – gema semi-dura

A gema é sólida, mas ainda amarela-alaranjada escura, úmida e densa no meio. Ideal para ser cortado e servido em uma salada, ou em um prato de lamen (caldo japonês).

lamen com ovo cozido
tonkotsu lamen (caldo de porco) com ovo cozido

8 minutos – gema dura

A gema é completamente sólida, amarela clara e quebradiça, sem nenhum sinal do anel verde ou cinza em torno da gema que é causado por cozimento excessivo. Ideal para salada de ovos ou deviled eggs.

salada com ovo
Salada de legumes com ovo de gema dura

Como descascar o ovo?

Quando os ovos estiverem cozidos, despeje cuidadosamente a maior parte da água quente, deixando os ovos na panela. Coloque a panela na pia sob água corrente fria por alguns minutos até que os ovos estejam pouco quentes. 

Se estiver difícil descascar, faça-o embaixo da água corrente. Quanto mais fresco o ovo, mais grudada estará a casca, por isso, para a fervura, os ovos mais velhos são preferíveis.