Qual a melhor temperatura para fritar um ovo?

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Fritar um ovo é um dos primeiros desafios de todos os cozinheiros! E realmente não é tarefa simples! Pois, fritar um ovo consiste em cozinhar dois componentes diferentes de um mesmo alimento simultaneamente.

O ovo consiste em duas partes: gemas e claras. As gemas são basicamente compostas de proteínas, gordura e água, ligadas à lecitina, uma molécula emulsionante. E as claras são compostas de proteínas e principalmente água.

As proteínas da clara começam reagir a uma temperatura de 70°C, enquanto as gemas começam em 60°C. 

Diferentes temperaturas para fritar um ovo

Baixa temperatura (em torno de 60°C)
Com calor suave e um cozimento prolongado, as gemas e as claras cozinharão ao mesmo tempo e terão aparência semelhante à um ovo poché. As gemas ficarão firmes na parte inferior, mas manterão uma fina camada líquida na parte superior. E as claras terão aparência muito branca e a textura um pouco borrachuda.

Média temperatura (em torno de 70°C)
Com média temperatura, haverá uma boa quantidade de gema líquida na parte superior e firme na parte inferior. A clara já não será tão branca, principalmente se você utilizar manteiga no lugar do óleo.

E por isso, utilizar temperatura média é o mais indicado para fritar um ovo simples.

Alta temperatura (acima de 80°C)
Com alta temperatura, as claras ficarão brancas e as gemas bem líquidas na parte superior, mas a parte inferior ficará queimada.

Óleo ou manteiga para fritar um ovo?

O óleo manterá o sabor do ovo mais limpo, enquanto a manteiga adicionará um sabor mais rico. Mas, não há muita diferença no processo de cozimento, desde que as proteínas do leite da sua manteiga não queimem antes de adicionar o ovo. Uma boa solução é a utilização da manteiga clarificada que possui ponto de fumaça mais alto.

Veja o nosso post sobre como preparar  o ovo frito perfeito.