Ovo poché | Ovo escalfado

ovo poché

Ovo poché, ou ovo escalfado, é um ovo que foi cozido fora da casca, em água quente.

A água quente, mas não fervente, produz um ovo de textura delicada e gema mole. O ovo é adicionado à água quente por cerca de 3 minutos e depois seu processo de cozimento é interrompido com água fria.

Uma pequena quantidade de vinagre pode ser adicionada à água quente, pois a acidez do vinagre acelera a coagulação da clara.

Ovo poché e chamado de poached egg in inglês e de oeuf poché em francês.

O ovo mollet, ovo cozido dentro da casca, é uma alternativa ao ovo poché. É mais fácil de ser preparado e a textura e sabor são muito semelhantes.

Receita do ovo poché #1 – com concha e espátula de silicone

Há vários métodos de preparo do ovo poché, e mesmo chefs experientes costumam ter alguma dificuldade em produzir um ovo poché com um bom aspecto final. Neste método criado pelo Cozinha Técnica, utilizamos uma concha e uma espátula de silicone para produzir um ovo poché de ótimo aspecto, textura e sabor. Não há desperdício de clara e não é necessário utilizar um ovo super fresco ou vinagre na água. Esta técnica funciona em 100% das vezes que preparamos um ovo poché.

Veja o vídeo abaixo com a receita do ovo poché e aproveite para inscrever-se em nosso Canal Cozinha Técnica no Youtube:

(1) Leve uma panela com bastante água ao fogo alto até que a água entre em ebulição; abaixe bem o fogo (ao mínimo possível) depois que a água ferver

(2) Coloque uma concha na água e deixa-a esquentar por cerca de 30 segundos

(3) Retire um pouco de água da concha e jogue o ovo dentro da concha (a concha ainda deve ter água quente dentro dela). Deixe a concha parcialmente encostada na água por cerca de 1 minuto e meio

(4) Com a clara parcialmente rígida (já estará branca), coloque a concha de volta na água e espere mais 1 minuto e meio

(5) Retire a concha com o ovo e coloque-a em uma tigela com água fria; a água fria interrmperá o processo de cozimento do ovo. Espere cerca de 30 segundos a 1 minuto

(6) Retire o ovo da concha com o auxílio de uma espátula de silicone ou outro tipo de colher flexível; o ovo sairá facilmente da concha

(7) Antes de servir, enxugue o ovo com papel absorvente e, se necessário, recorte as sobras de clara para deixar o ovo com um aspecto mais bonito

(8) Opcionalmente, coloque o ovo em água quente por 30 segundos antes de servir

Receita de ovo poché #2 – com colher de sorvete

Este é outro método de preparar o ovo poché que se mostrou bem eficiente. Utilizamos aqui uma colher de sorvete com ejetor (alavanca para tirar a bola de sorvete). A colher de sorvete é mergulhada com o ovo na água quente e quando a clara já está parcialmente sólida, utilizamos o ejetor para liberar o ovo, que continuará por mais alguns segundos na água. O resultado final é um ovo poché bem redondo.

Receita de ovo poché #3 – redemoinho de água

Este é um método que funciona bem caso o ovo seja muito, muito fresco. Simplesmente faça um redemoinho na água usando um fouet e jogue o ovo ao centro do redemoinho.

O Cozinha Técnica testou este método diversas vezes e ele mostra-se eficiente caso o ovo seja muito fresco, com a clara crua ainda bastante firme. Ovos com alguns dias de “fabricação” já não resultam em bons ovos pochés.

Como servir o ovo poché?

Eggs Benedict: é um tradicional prato de café da manha ou brunch nos EUA. Consiste em metade de um English muffin coberto com um ovo poché, bacon ou presunto e molho holandês (molho hollandaise). Este prato é muito popular em Nova York.

eggs benedict
Eggs Benedict

Ovo poché com aspargos: é outra forma tradicional de servir o ovo poché. Os aspargos são grelhados ou cozidos no vapor e um ovo poché é colocado por cima dos aspargos. Pode ser acompanhado de molho holandês, azeite de oliva e/ou queijo parmesão ralado.

aspargos com molho holandês e ovo poché
Aspargos com molho holandês e ovo poché

Quer saber mais sobre ovos e acompanhamentos?