Farinha de grão-de-bico | Besan

farinha de grão-de-bico

Farinha de grão-de-bico ou besan (em inglês: chick pea flour ou besan ou gram flour e em francês: farine de pois chiche) é uma farinha produzida com o grão-de-bico cru, leguminosa popular na culinária do Mediterrâneo, Oriente Médio e Índia. Besan é a farinha produzida com grão-de-bico cru, enquanto Chana é a farinha produzida com grão-de-bico torrado.

Farinha de grão-de-bico
Farinha de grão de bico da marca brasileira NutriSanti e da marca inglesa Doves Farm, comercializada em Portugal

Receita de farinha de grão-de-bico caseira

A farinha de grão-de-bico é facilmente encontrada em grandes cidades do Brasil e Portugal. A alternativa para quem mora distante dos grandes centros, é preparar a sua própria farinha em casa, moendo os grãos no multiprocessador de alimentos ou robô de cozinha.

farinha de grão-de-bico
Imprimir

Farinha de grão de bico

Rendimento: 500 de de farinha de grão-de-bico
Refeição Preparações de base
Preparo 15 minutes
Tempo total 15 minutes

Equipamentos necessários

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Multiprocessador de alimentos (potente) ou robô de cozinha
  • Peneira fina
  • Tigela média

Ingredientes

  • 500 g de grão-de-bico ou grão (não cozido)

Modo de preparo

  • Selecione os grãos: Verifique se há impurezas nos grãos.
  • Moa os grãos: Coloque os grãos no multiprocessador até que se forme uma farinha bem fina. O grão-de-bico é extremamente duro, por isso moa em quantidades pequenas, preferencialmente em 4 etapas.
  • Peneire a farinha: Retire do multiprocessador e peneire a farinha numa tigela. Devolva os grãos que não passaram pela peneira para o multiprocessador até que se forme uma farinha fina.
  • Armazene a farinha: Após a moagem, é necessário manter a farinha num recipiente hermético.

Video

Como substituir receitas com farinha de trigo por farinha de grão-de-bico

A farinha de grão-de-bico não é um substituto direto para a farinha de trigo, pois não possui glúten. O glúten é formado quando duas proteínas que estão presentes na farinha de trigo, glutenina e gliadina, absorvem água ou outro líquido. Ele é responsável pela estrutura e elasticidade da massa.

A farinha de grão-de-bico funciona melhor em massas como panquecas, crepes, pães rápidos, muffins e bolos elaborados com óleo, ou seja, massas que são preparadas pelo método muffin.

Receitas clássicas com farinha de grão-de-bico

Esta farinha de coloração amarela pálida ou bege, possui alto teor de proteína e é naturalmente sem glúten. Seu sabor terroso é excelente para preparações salgadas, como empanar legumes, fazer pães crocantes, massas e noodles ou espessar molhos. 

Farinata | Socca 

Farinata ou socca é um tipo de crepe preparado com farinha de grão-de-bico. A receita que é originária de Gênova, na Itália, espalhou por toda a região da Ligúria e algumas cidades do sul da França, como Nice.

A receita também é muito comum no Marrocos, onde chama-se Kalinté.

Farinata ou Socca
Farinata ou Socca é um crepe preparado com farinha de grão-de-bico

Tortillita de camarones | Tortilla com camarões

Tortillita de camarones é uma receita tradicional da região da Andaluzia, sul da Espanha, preparada com um tipo de camarão que é encontrado na cidade de Cádiz e farinha de grão-de-bico. O prato é geralmente servido como tapa ou petisco.
Tortillita de camarones
Tortillita de camarones é uma receita típica da Espanha

Papadum | Paparis

Papadum | Paparis é um pão fino de massa crocante preparado com farinha de grão-de-bico. A receita que pode ser frita ou assada é servida fria ou quente para acompanhar os pratos fortemente condimentados da culinária indiana.

Papadum
Papadum é um pão fino indiano

Pudla

Pudla é um tipo de panqueca ou crepe fino preparado com farinha de grão-de-bico, coentro, pimenta verde e gengibre.  A receita é versão indiana da Farinata | Socca.

Puddla
Puddla é uma receita indiana de crepe preparado com farinha de grão-de-bico

Pakoras

Pakora é uma receita preparada com um ou dois vegetais, como: cebola, berinjela, batata, espinafre, banana-da-terra, couve-flor, tomate ou pimenta-malagueta. Os vegetais são empanados em farinha de grão-de-bico e fritos. Há algumas variações que utilizam frango, peixe, queijo paneer.

A preparação é um petisco popular na Índia, Paquistão, Bangladesh e Nepal.

Pakoras são vegetais fritos que foram empanados com farinha de grão-de-bico
Pakoras são vegetais fritos que foram empanados com farinha de grão-de-bico

Sev

Sev é um petisco indiano que consiste em pequenos pedaços de massa frita crocante, preparada com farinha de grão-de-bico e temperada com cúrcuma e pimenta caiena. No Reino Unido, há um petisco popular, chamado Bombay mix, que é preparado com sev, lentilhas e castanhas.

Sev é um petisco frito preparado com farinha de grão-de-bico
Sev é um petisco frito preparado com farinha de grão-de-bico

Besan Barfee

Besan barfee é uma sobremesa indiana, preparada com besan – farinha de grão-de-bico, leite evaporado e açúcar. O doce é geralmente decorado com amêndoas ou pistaches fatiados ou picados.

Besan Barfee
Besan Barfee é um sobremesa indiana preparada com farinha de grão-de-bico

Gondi

Gondi são bolinhos iranianos preparado com carne de frango e farinha de grão-de-bico, servidos num caldo aromático.

Gondi é um bolinho iraniano preparado com carne e farinha de grão-de-bico
Gondi é um bolinho iraniano

Nan-e nokhodchi

Nan-e nokhodchi é uma receita iraniana de biscoitos que é preparada com farinha de grão-de-bico, pistaches, cardamomos e água de rosas.

Nan-e nokhodchi
Nan-e nokhodchi é um biscoito iraniano preparado com farinha de grão-de-bico

Quer aprender mais sobre farinhas?