Tipos de farinha de milho | Farinha de milho

farinha de milho

Farinha de milho é produzida pela moagem seca ou úmida do grão de milho, sendo que a maioria das farinhas são refinadas para retirar a casca e o germe do milho. Os diferentes tipos de farinha de milho se distinguem pelo tamanho do grão (granulometria) e pelo processo de produção:

Farinhas de milho de moagem seca

  • Farinha integral de milho
  • Sêmola de milho ou semolina de milho
  • Farinha de milho ou fubá
  • Farinha de milho fina ou fubá mimoso
  • Farinha de milho branco
  • Farinha de milho pré-cozida

Farinhas de milho de moagem úmida

  • Farinha de milho flocada ou farinha biju
  • Masa harina

Tipos de farinha de milho

Moagem é o procedimento no qual o grão de milho é triturado para separar suas diversas partes ou para obter frações de diversos tamanhos (granulometria).

Farinhas de milho de moagem seca

Na moagem seca, o grão seco e limpo passa por uma série de moinhos e peneiras sem a utilização de água.

Farinha integral de milho

É a farinha de milho que não passou pelo processo de canjicamento ou refinamento que retira a casca e o germe do milho. Algumas farinhas de milho integrais são produzidas artesanalmente, moídas em rodas de pedra ou moinhos de pedra. Estas farinhas possuem uma validade menor, pois o óleo contido no grão de milho, oxida em contato com o ar.

Farinha de milho integral
Farinhas de milho integral das marcas portuguesas Cem por Cento e Leões, comercializadas em Portugal

Sêmola de milho ou semolina de milho

Sêmola de milho ou semolina de milho ou farinha de milho grossa (em inglês: corn grits e em francês: semoule de maïs grosse) é uma farinha constituída de grãos grossos de milho amarelo. Os grãos desta farinha possuem entre 0,6 e 1,2 mm de diâmetro.

Esta farinha é utilizada na preparação de mingaus, biscoitos, bolos, cereais matinais, salgadinhos, algumas cervejas.

Sêmola de milho
Sêmola de milho da marca portuguesa Espiga e da marca americana Bob´s Red Mill

Fubá | Farinha de milho média

Fubá ou farinha de milho média (em inglês: cornmeal e em francês: semoule de maïs fine) é uma farinha obtida pela moagem do grão de milho amarelo e degerminado. Os grãos desta farinha possuem até 0,2mm de diâmetro. 

Esta farinha absorve água e cozinha mais rápido que a sêmola, por isso é utilizada na preparação de pães, polenta, biscoitos, muffins e para empanar preparações assadas e fritas.

Fubá de milho
Fubá de milho ou farinha de milho média da marca portuguesa Espiga e da marca brasileira Moinho Jaraguá

Fubá mimoso | Farinha de milho fina

Farinha de milho fina ou fubá mimoso ou farinha de milho fina (em inglês: corn flour e em francês: farine de maïs) é uma farinha fina e delicada obtida pela moagem do grão de milho amarelo degerminado. Os grãos desta farinha possuem diâmetro menor que 0,2 mm.

Esta farinha é excelente para empanar preparações assadas e fritas.

Fubá Mimoso ou farinha de milho fina
Fubá Mimoso da marca brasileira Sinhá e da marca francesa Markal, comercializada em Portugal

A marca brasileira Fritz e Frida utiliza uma excelente nomenclatura que facilita a identificação dos diferentes tipos de farinha de milho: farinha de milho grossa, média e fina.

Farinha de milho fina, média e grossa
Farinha de milho fina, média e grossa da marca brasileira Fritz & Frida

Farinha de milho branco

Farinha de milho branco (em inglês: white corn flour e em francês: farine de maïs blanche) é uma farinha obtida pela moagem do grão de milho branco, degerminado e sem impurezas.

Esta farinha é usada em pães, papas, broas, bolos e sobremesas.

Farinha de milho branca
Farinha de milho branca da marca portuguesa Espiga e da marca americana Bob´s Red Mill

Farinha de milho pré-cozida 

Farinhas de milho pré-cozida é utilizada para acelar o preparo de pratos tradicionais, como: arepas colombianas e polenta italiana. As arepas são produzidas com uma farinha de milho branco ou amarela pré-cozida e a polenta é preparada com uma farinha de milho amarela pré-cozida.

Farinha de milho pré-cozida da marca venezuelana Pan (milho branco) e da marca americana Goya (milho amarelo) utilizadas no preparo de arepas.

Nos Estados Unidos, a farinha de milho amarela pré-cozida é comumente chamada de polenta ou polenta instantânea. Farinhas de milho amarelo pré-cozidas aceleram o preparo da polenta, mas geralmente são menos saborosas que as farinhas de milho comuns.

 

Farinha de milho amarelo pré-cozida da marca brasileira Yoki e da marca francesa Markal, comercializada em Portugal

Farinhas de milho de moagem úmida

Estas farinhas possuem um processo de produção mais longo que inclui a umidificação dos grãos antes da moagem. O processo visa obter uma “massa” homogênea de grãos finos, menores que 2mm de diâmetro.

Farinha de milho flocada ou farinha biju

Farinha de milho flocada ou farinha biju é produzida com a farinha de milho úmida ou massa de milho prensada com rolos para formar os flocos que em seguida são secos ou torrados.

Farinha de milho Biju
Farinha de milho amarelo flocada ou biju das marca brasileiras DeusaYoki

Masa harina

Masa harina é uma farinha usada para facilitar o preparo de tortillas mexicanas e tamales, produzida pela secagem rápida e moagem da masa. A masa é preparada com grãos de milho cozidos e macerados numa solução de hidróxido de cálcio ou cal. A moagem é geralmente realizada em moinhos de pedra, o que auxilia na criação de uma massa de fácil modelagem.

Masa harina
Masa harina da marca mexicana Maseca e da marca americana Bob´s Red Mill

Quer aprender mais sobre farinhas?