Aromatização de sobremesas

http://cozinhatecnica.com/2014/11/aromatizacao-sobremesas/
Na culinária, aromas são substâncias com cheiros agradáveis e que por isso são adicionadas a receitas. E quase toda vez que uma receita pede por um aroma especial, esse aroma é o da baunilha. Mas saiba que existem vários outros aromas, e que vale muito a pena variar um pouquinho e deixar a baunilha guardada no armário de vez em quando. Aqui mostramos três sub-divisões para os aromas utilizados na culinária, principalmente em sobremesas.

EXTRATO AROMATIZANTE

O extrato é produzido quando extraímos o aroma do ingrediente de origem numa base líquida, geralmente álcool. Por exemplo, extrato puro de baunilha é produzido quando embebemos a baunilha em álcool por um período prolongado. O extrato é utilizado como um aroma coadjuvante, como o extrato de baunilha numa receita de biscoito de chocolate.
  • Extrato de baunilha: Seguramente é o mais utilizado quando aromatizamos bolos, pudins, tortas, cremes, biscoitos e etc.
  • Extrato de hortelã: Combina muito bem com chocolate e é frequentemente usado em brownies e bolos.
  • Extrato de amêndoas: Outro aroma que combina muito bem com chocolate, mas pode ser o aroma principal de bolos, biscoitos e tortas.
Os extratos são encontrados em supermercados, principalmente o extrato de baunilha.

ÓLEO AROMATIZANTE

É um óleo essencial, extraído a partir do próprio ingrediente quando o prensamos com óleo. São mais concentrados e fortes que os extratos e são usados quando desejamos que o aroma tenha um papel dominante na receita sem a necessidade de adicionar mais líquido, exemplo: o óleo de limão substitui o suco de limão. Óleos e extratos aromatizantes podem ser facilmente substituídos uns pelos outros na maioria das receitas, mas os óleos aromatizantes são mais concentrados, você só precisa de algumas gotas no lugar de uma colher de chá de extrato.
  • Óleo de laranja ou limão: Algumas gotas adicionará sabor cítrico intenso aos bolos, coberturas e cremes.
  • Óleos de amêndoa e baunilha: São usados para substituir o extrato.

ÁGUA AROMATIZANTE

Água de flores, como rosa ou flor de laranjeira, são destilações ao vapor de uma infusão de pétalas. Use com moderação, pois são mais potentes que os extratos.
  • Água de flor de laranjeira: Pode ser usada em Nougat, Madeleines francesas e Pan de Muerto mexicano, assim como muitas sobremesas de leite e arroz árabes.
  • Água de rosas: É usado em sorvetes, biscoitos e iogurte.
As águas aromatizantes são encontradas em lojas de produtos árabes.

ONDE COMPRAR ONLINE?

Como não é fácil encontrar estes produtos (com exceção da baunilha), colocamos abaixo alguns links para sites que vendem óleos, extratos e águas aromatizantes online. http://www.oficinadeervas.com.br/ http://www.mundodosoleos.com/ http://www.tioaliemporioarabe.com.br/  

Comentários

Aromatização de sobremesas

| Dicas de preparação |