Temperos: Coentro

http://cozinhatecnica.com/2014/10/temperos-coentro/
Um dos temperos mais amados e odiados no mundo. Há até sites criados para falar mal dele. O coentro divide opiniões. É um dos temperos mais usados na culinária. Muito usado no Brasil, principalmente na culinária nordestina e do norte do país. Tanto as folhas quanto os frutos secos/sementes são usadas na culinária. Na verdade, toda a planta é comestível.

POR QUE EU NÃO GOSTO DE COENTRO?

As folhas do coentro tem um sabor com toques cítricos. Mas não para todo mundo. Algumas pessoas acham o sabor parecido com o gosto de sabão e o cheiro rançoso. Julia Child, a famosa cozinheira americana, odiava coentro. Até a palavra em inglês "coriander" é derivada da palavra grega para "percevejo", pois seu cheiro seria parecido com aquele de camas infestadas com percevejos. Acredita-se que algumas pessoas são geneticamente predispostas a odiar o coentro. A empresa californiana 23andMe, que faz análises de genomas, perguntou para 25 mil pessoas se elas gostavam de cilantro ou se elas achavam que tinha gosto de sabão. Eles cruzaram esses dados com o DNA dessas pessoas e acharam um gene que faz com que certas pessoas reconheçam o cheiro de sabão do coentro. Conclusão para os chefs de cozinha: não é  falta de bom gosto dos seus clientes. Se alguém te pedir para retirar o coentro, faça essa gentileza.. Inclusive, pergunte antes se todos na mesa gostam de coentro. Como ele em geral vai no final do prato, é fácil agradar a todos!

ONDE O COENTRO VAI BEM?

As folhas frescas vão bem em pratos com peixes e frutos do mar As sementes são utilizadas no preparo de pães e também para aromatizar bebidas (licores, cervejas, etc). Também pode ser utilizada no preparo de sopas e caldos.

RECEITAS CLÁSSICAS QUE LEVAM COENTRO

No Norte e Nordeste do Brasil é muito usado em pratos com feijão e sopas (folhas). É também usado no N/NE no caldinho de peixe, no sururu, no sarapatel e na casquinha de caranguejo (folhas) caldinho de peixe Na Bahia e no Espírito Santo é usado na moqueca (folhas) No Chile e Peru é usado no ceviche (folhas) Nos EUA é muito usado na culinária tex-mex, no tempero de saladas Na Índia, é muito usado na preparação de curries (semente)

COMO COMPRAR E USAR O COENTRO?

Você irá encontrar coentro em 4 formas: folhas frescas, folhas secas, frutos/sementes inteiras e frutos/sementes moídas. Em primeiro lugar, um alerta: as folhas frescas são muito parecidas com as folhas de salsinha, então tome cuidado ao comprar! Na hora de comprar folhas, prefira os talos com folhas com um verde bem vivo. Deixe de lado aquelas com folhas amareladas. As sementes tem um sabor puxando para o limão, com toques picantes e de nozes. Prefira a semente inteira. Se for utilizar moída, é melhor moer na hora, pois a semente moída perde o sabor rapidamente.

POSSO PLANTAR COENTRO EM CASA?

Sim. Para plantar, vocês precisará de sementes de coentro. O coentro só não gosta muito de temperaturas baixas. Pode ser cultivado em lugares com muito sol ou sombra parcial. Quanto mais sol, melhor o sabor e o aroma. É importante ter um vaso fundo, pois o coentro cria raízes longas e vasos pequenos limitam seu desenvolvimento. Na hora da colheita, corte até 2/3 das folhas de cada vez. O restante continuará crescendo e você conseguirá fazer até 4 colheitas em um único plantio.

COENTRO EM OUTRAS LÍNGUAS

  • Inglês: coriander
  • Francês: coriandre
  • Espanhol: cilantro
  • Italiano: coriandolo
  • Alemão: koriander

Comentários

Temperos: Coentro

| Temperos |