Manteiga caseira

Manteiga caseira (em inglês: homemade butter e em francês: beurre maison) é uma das coisas mais fáceis de se fazer em casa, fica muito saborosa e você pode adicionar ingredientes de sua preferência. O creme de leite e a manteiga são emulsões. Emulsão é uma combinação relativamente estável de água e óleo.

Quando batemos o creme de leite, quebramos os glóbulos de gordura. Os glóbulos são pequenas membranas recheadas de moléculas de gordura, como balões.  As moléculas de gordura ficam expostas e quanto mais batermos, mais moléculas expostas. A gordura é hidrofóbica (tem medo da água) e se aglutina com outras moléculas de gordura. É neste momento que surgem dois novos produtos: a manteiga e o buttermilk ou leitelho.

Esse processo precisa de bastante gordura, por isso usamos creme de leite fresco com no mínimo 30% de gordura.

Como fazer manteiga em casa?

Coloque creme de leite fresco gelado numa batedeira em alta velocidade. Quando atingir o ponto de chantilly, continue batendo. Após alguns minutos haverá uma mudança brusca no seu creme. A gordura do leite se separará, deixando um líquido fino, o buttermilk ou leitelho.

Retire a manteiga da batedeira, e drene todo líquido. Use uma peneira para espremer a manteiga. O líquido torna a manteiga rançosa.  Depois de drenada, você pode acrescentar o sal. O buttermilk ou leitelho pode ser usado para fazer panquecas americanas e bolos

Mantenha a manteiga na geladeira por 1 semana ou no freezer por 1 mês.

No vídeo abaixo, é demonstrado o processo para preparar a manteiga caseira.

Manteiga em outras línguas

  • Inglês – Butter
  • Francês – Beurre
  • Espanhol – Mantequilla
  • Italiano – Burro
  • Alemão – Butter

Quer aprender mais sobre culinária?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *