Iogurte grego

Iogurte grego é o iogurte que foi coado para remover a maior parte de seu soro de leite, resultando em uma consistência mais espessa do que o iogurte que não foi coado, enquanto preserva o sabor azedo característico do iogurte. No Brasil, iogurte grego também é conhecido como coalhada seca, normalmente servida como entrada ou acompanhamento em restaurantes de culinária árabe, temperada com sal e azeite.

Uma vez que o processo de filtragem remove o soro, ou fluido, dos sólidos do leite, é necessário uma quantidade de iogurte natural muito maior para produzir uma xícara de iogurte grego, de modo que o custo para obtê-lo aumenta proporcionalmente. Muitos fabricantes utilizam espessantes para obter o mesmo resultado e diminuir o custo e o preço do produto final.

Como o iogurte grego é produzido?

O processo para fazer iogurte e iogurte grego começa do mesmo modo: o leite é primeiro aquecido, depois resfriado até a temperatura de fermentação desejada (41°C a 45°C) antes que as culturas bacterianas sejam adicionadas. A mistura é então deixada a fermentar até que a bactéria cresça, produza ácido láctico e geleie as proteínas do leite para produzir iogurte regular.

Para fazer iogurte grego, o iogurte natural é filtrado para remover o soro de leite líquido e a lactose, deixando um iogurte de textura mais grossa.

Receita de iogurte grego

Para fazer uma pequena quantidade de iogurte grego, a forma mais fácil é utilizar um filtro de papel (filtro de café Melitta, por exemplo) ou filtro de pano, adicionar o iogurte natural e colocar o filtro na geladeira até que o iogurte grego adquira a consistência desejada. Em cerca de 3 horas o iogurte já terá adquirido uma espessura considerável, mas o iogurte pode ser filtrado durante toda a noite para uma consistência ainda mais firme.

Veja nosso vídeo abaixo com a receita de iogurte grego feito a partir do iogurte natural. Aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube.

iogurte grego

Iogurte grego

Iogurte grego é o iogurte que foi coado para remover a maior parte de seu soro de leite, resultando em uma consistência mais espessa do que o iogurte que não foi coado, enquanto preserva o sabor azedo característico do iogurte. Também é conhecido como coalhada seca no Brasil.
Tempo Total 3 hrs
RefeiçãoCafé da manhã
CozinhaMediterrânea
Serve 200 gramas de iogurte grego

Equipamento

  • Filtro de papel
  • Suporte para filtro
  • Prato para coletar o soro

Ingredientes
  

  • 2 potes de iogurte natural

Instruções de Preparo
 

  • Coloque um prato para coletar o soro e sobre ele coloque o suporte de filtro de papel (tipo filtro Melitta)
  • Pegue um filtro de papel e dobre as pontas do filtro para evitar vazamentos. Se preferir coloque dois filtros, um dentro do outro
  • Para evitar que o filtro se rompa, coloque inicialmente apenas duas colheres de iogurte dentro do filtro e espere cerca de 2 minutos. O filtro irá se assentar e o soro começará a escorrer para o prato. Dessa forma reduzimos a possibilidade do filtro se romper.
  • Após os 2 minutos coloque o resto do iogurte. O soro começara a escorrer rapidamente
  • Leve o filtro com o prato para a geladeira e espere por pelo menos 3 horas. Quanto mais tempo, mais consistente o iogurte grego ficará.
  • Retire o filtro da geladeira. Jogue o soro fora ou utilize-o em receitas de bolo ou faça um suco de frutas com ele. O suco ficará azedinho.
  • Para retirar o iogurte grego do filtro, simplesmente rasgue o filtro. Use uma espátula de silicone para retirar o iogurte que ficar preso no filtro, caso haja algum.
  • Transfira para outro pote que possa ser fechado e leve para a geladeira.
  • Coma com mel ou pedaços de frutas. Ou adicione azeite e sal para comer como acompanhamento salgado (por exemplo, de esfihas e homus)

Video

Como comprar iogurte grego?

Leia os ingredientes. A maior parte do iogurte grego vendido em supermercado não é feito pelo método tradicional de filtragem, já que o método reduz muito o volume de produto final, assim aumentando o custo. Eles são espessados com aditivos.

Por exemplo, o iogurte grego natural Danone vendido no Brasil tem os seguintes ingredientes: Leite integral e/ou leite integral reconstituído, açúcar, leite em pó desnatado, creme, preparado de mel (água, frutose, mel, amido, aromatizantes, conservador sorbato de porássio, espessante goma guar e goma xantana, acidulante ácido cítrico), amido modificado, frutose, fermento lácteo, proteínas lácteas, estabilizantes gelatina e pectina.

Sugerimos que procure por um iogurte grego com os seguintes ingredientes: leite desnatado e fermentos lácteos. Já há marcas no Brasil e em Portugal que vendem iogurte grego com essa composição.

Quer aprender mais sobre leite e derivados?