Lemon Pepper | Temperos e Condimentos

lemon pepper

Lemon pepper é um tempero feito com raspas de limão siciliano e com pimenta-do-reino (em Portugal: pimenta preta ou pimenta em grão). A casca de limão siciliano é moída junto com a pimenta para permitir que o óleo cítrico penetre na pimenta. Essa mistura é então assada e seca. O processo de assar a mistura deixa mais delicado o sabor da casca de limão, evitando assim que ela se sobreponha sobre o sabor da pimenta e de outros ingredientes de uma receita.

A mistura lemon pepper pode ser usada em carnes (particularmente aves) e massas, embora tenha sido originalmente usado principalmente para frutos do mar.

Lemon pepper é encontrado em pequenos frascos e pode ser facilmente preparado de forma caseira. Tanto a variedade comercial como a caseira pode incluir pequenas quantidades de outros ingredientes, tais como sal, açúcar, cebola, alho, ácido cítrico, aromarizante de limão, pimenta caiena e outras especiarias. Muitos fabricantes adicionam glutamato monossódico para realçar o sabor do tempero.

Lemon pepper não é uma boa fonte significativa de quaisquer nutrientes. Embora seus ingredientes tenham algum valor nutricional, o tamanho da porção é tipicamente pequeno demais para fornecer uma quantidade significativa de vitaminas ou minerais.

Um bom substituto para lemon pepper é o tempero sumagre/sumac.

Como fazer lemon pepper caseiro? 

Lemon pepper é uma mistura de especiarias bastante simples, que contém raspas de limão e pimenta-do-reino moída. Também pode conter outros temperos, tais como sal e alho. Você pode fazer uma versão simples combinando raspas de limão secas com pimenta preta. Misture 1/2 colher de chá de raspas de limão secas com 1/4 colher de chá de sal e pimenta preta. Adicione outras especiarias a gosto. Use sua mistura exatamente como você usaria lemon pepper comprado em supermercado.

O vídeo abaixo mostra uma variação da receita de lemon pepper, e inclui alguns ingredientes adicionais: tomilho (em inglês: thyme), sementes de coentro (em inglês: coriander seeds) e açúcar demerara.

  • Raspe a casca do limão siciliano (8 unidades) em uma tigela; utilize um raspador de frutas cítricas do tipo zester para que apenas a casca amarela seja raspada (não raspe a parte branca!)
  • Adicione 6 ramos de tomilho fresco
  • Adicione 2 colheres de sopa de sementes inteiras de coentro
  • Adicione 1/2 xícara de chá de pimenta-do-reino mista (branca, preta e vermelha)
  • Misture bem todos os ingredientes
  • Espalhe a mistura em uma assadeira coberta com papel manteiga
  • Asse por uma hora em forno pré-aquecido a 120 graus Celsius (250 graus Fahrenheit)
  • Remova do forno e deixe esfriar
  • Transfira a mistura para um moedor elétrico ou manual; moa até que fique com uma textura similar a grãos de areia
  • Transfira para uma tigela e adicione 1/4 de xícara de chá de sal grosso moído (ou sal kosher)
  • Adicione 2 colheres de chá de açúcar demerara
  • Misture tudo e guarde em um recipiente fechado por até 2 meses

Onde utilizar lemon pepper?

Lemon pepper é tradicionalmente utilizado como tempero para peixes. Pode ser polvilhado em salmão antes de grelhar.

salmão-com-lemon-pepper

Pode ser adicionado à manteiga para temperar lagosta, camarão e outros frutos do mar

Lemon pepper também é frequentemente utilizado em massas, mas neste caso os ingredientes (raspas de limão e pimenta) não costumam ser pré-assados.

lemon-pepper-pasta

É muito comum adicionar lemon pepper a carne de aves, como peito de frango e asa de frango.

peito de frango com lemon pepper
peito de frango temperado com lemon pepper

Asas de frango com lemon pepper é uma receita tradicional do sul dos EUA, particularmente da cidade de Atlanta. O vídeo abaixo mostra o preparo das asas de frangos com lemon pepper.

Como armazenar o lemon pepper?

A pimenta do reino perde sabor e aroma por evaporação, por isso o armazenamento em recipiente hermético (totalmente fechado) ajuda a preservar a sua ardência por mais tempo. A pimenta também pode perder o sabor quando exposta à luz. Uma vez moídos, os aromáticos da pimenta podem evaporar rapidamente. Por isso, a maioria das fontes culinárias recomenda a moagem de grãos inteiros imediatamente antes do uso por este motivo. Por essa razão, é melhor preparar lemon pepper caseiro em pequenas quantidades e utilizá-lo rapidamente.

Como pronunciar lemon pepper?

 

Quer aprender mais sobre temperos e condimentos?