Temperos: Flor de Sal

http://cozinhatecnica.com/2015/02/temperos-flor-de-sal/
O processo de fabricação é artesanal e o nome é bonito, principalmente quando escrito e pronunciado em francês: "fleur de sel". Mas sal é sal, e a flor de sal tem os mesmos componentes químicos do sal comum. Então por que os cozinheiros adoram a flor de sal? Quando devo utilizá-la? E quando não devo utilizar a flor de sal? Vamos explicar.

O QUE É A FLOR DE SAL?

A França é conhecida por sua "fleur de sel", mas Portugal é também um dos maiores produtores de flor de sal de qualidade, e o vídeo abaixo dá uma ótima ideia de como é o processo de produção da flor de sal. No início do vídeo mostra-se como se produz o sal grosso, e na parte final como se produz a flor de sal. Como o vídeo mostra, flor de sal são cristais que se formam na superfície da água do mar. Para que haja a formação da flor de sal, a temperatura e radiação solares devem ser elevadas e ao mesmo tempo é necessário que haja um vento suave. Como a coleta é totalmente manual e sua produção é uma pequena fração da produção total de sal, seu preço é muito mais alto.

QUANDO USAR A FLOR DE SAL? E QUANDO NÃO USAR A FLOR DE SAL?

Lembre-se disso: a composição química de quase todos os sais usados na cozinha é muito similar. Muito mesmo. Mesmo o sal iodado tem uma quantidade ínfima de iodo, o que não altera seu sabor. E como isso afeta minha decisão de usar a flor de sal? Você não deve comprar e usar flor de sal pelo seu sabor, você deve utilizá-la pela sua beleza, crocância e pela forma que derrete na boca. Portanto a flor de sal não deve ser utilizada em pratos onde ela será dissolvida e perderá sua crocância. Nesses casos é melhor usar o sal mais barato que você puder usar. O gosto será o mesmo. Resumindo: a flor de sal é um sal para finalizar um prato. Use em saladas, peixes, carnes, vegetais. Melhor ainda, use em doces. Como escrevemos no artigo "Sal é amigo do amargo, do doce e do azedo", o sal possui o poder de realçar o gosto de alimentos doces. Quer entender isso melhor? compre este chocolate: Minha esposa diz: "Caramelo e flor de sal são uma das combinações mais gostosas que eu já comi". E é verdade.

EXEMPLOS DE PRATOS QUE SE BENEFICIAM DA FLOR DE SAL

Edamame (soja) Cheesecake de caramelo (ou qualquer doce com caramelo) Doces com chocolate Vegetais grelhados, como abobrinha Saladas Carnes Aprenda mais sobre o sal e outros temperos em nosso "Curso de Gastronomia Grátis".

Comentários

Temperos: Flor de Sal

| Sobremesas, Temperos |