Anis estrelado

anis estrelado

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Anis estrelado é um tempero que vem de uma árvore perene nativa do sudoeste da China. Os chineses o usam há milhares de anos como tempero culinário e remédio. Suas vagens são bem formadas com oito braços, e acreditava-se que isso significasse “boa sorte”. A especiaria foi introduzida na Europa em 1578 pelo navegador inglês Sir Thomas Cavendish. Ele trouxe anis estrelado para a Europa através das Filipinas, fazendo com que muitos europeus acreditem que as Filipinas foram de onde se originou. O uso da especiaria na Europa limitou-se principalmente a sobremesas e licores. O anis estrelado está em uso na Rússia desde o século XVII e na Alemanha desde o século XVIII.

Anis estrelado e a semente de anis, embora compartilhem alguns compostos de aroma e sabor, são apenas parentes distantes. O anis estrelado é muito mais potente e deve ser usado com parcimônia.

Onde usar o anis estrelado?

O anis estrelado pode ser usado inteiro ou moído, e em pratos doces e salgados. É bastante versátil e vai igualmente bem em produtos de panificação, sobremesas refrigeradas, molhos e carnes vermelhas. Seu sabor mistura-se bem com infusões à base de água e de gordura.

Use anis estrelado com moderação. É um tempero forte que pode ofuscar completamente todos os outros sabores em um prato.

O anis estrelado é uma das cinco especiarias da tradicional mistura chinesa de 5 especiarias. Embora existam muitas variantes, a mistura tradicional é composta de anis estrelado, cravo, canela chinesa, pimenta de Sichuan e sementes de funcho. A mistura de 5 especiarias chinesas pode ser usada com carnes gordurosas, como carne de porco, pato ou ganso. Também é usada em frango e frutos de mar, assim como para temperar empanados e cozidos de carne vermelha.

O vídeo abaixo mostra uma receita de peito de frango com molho à base de anis estrelado e gengibre. O molho é feito com gengibre, anis estrelado, alho, molho de soja/shoyu, vinho de arroz, caldo de galinha, mel, sal, pimenta e óleo. Depois de fervido, é adicionado suco de laranja ao molho.

No Vietnã, é o principal condimento do Pho de carne e na Tailândia é usado para dar sabor a ice teas (chás gelados).

Na Europa, o anis estrelado é usado em muitos licores de anis, como sambuca e anisette. É um dos ingredientes do vinho quente francês (vin chaud).

É também um bom complemento para as especiarias tradicionalmente utilizadas na panificação em toda a Europa e na América do Norte. Ele pode ser combinado com canela, noz-moscada e cravo para uso em produtos assados clássicos, como torta de maçã e pão de gengibre (gingerbread).

O anis estrelado também enriquece a aprofunda o sabor do café. As vagens podem ser usadas várias vezes, misturadas ao pó de café. Múltiplos banhos de água aumentam a extração dos componentes de sabor do anis estrelado.

Como fazer um chá de anis estrelado?

(1) Ferva uma chaleira com água

(2) Coloque 1 a 2 estrelas de anis por xícara de água dentro da chaleira

(3) Deixe em infusão por 10 a 15 minutos

(4) Coe e adoce com mel

Como comprar e armazenar anis estrelado?

Tenha certeza que você está usando anis estrelado chinês, não anis estrelado japonês, que é venenoso. Existem casos no mundo de contaminação do anis estrelado chinês com o anis estrelado japonês. Por cautela, é uma boa ideia verificar a origem do anis estrelado que você está comprando para garantir que seja apenas a variedade chinesa.

Caso não encontre anis estrelado em supermercados, procure-o em lojas de produtos orientais. O melhor anis estrelado, de sabor mais pronunciado, é aquele com estrelas inteiras, sem pontas quebradas.

Para checar sua frescura, quebre uma das pontas, esmague a semente e sinta seu cheiro. Um anis estrelado fresco terá um sabor pronunciado. Se não sentir cheiro, provavelmente está velho demais.

Guarde em um recipiente hermético em um lugar escuro e fresco. O anis estrelado permanece fresco por cerca de um ano, enquanto o anis estrelado moído começará a perder seu sabor após seis meses.

Caso precise de anis estrelado moído, você pode moer as estrelas inteiras (sementes e vagens) em um moedor de especiarias ou em um pilão e almofariz.

Toste o anis estrelado moído para ter um sabor mais pronunciado.

Benefícios do anis estrelado

Sementes de anis estrelado contêm ingredientes que podem ter atividade contra bactérias, leveduras e fungos. Muitas pessoas usam o anis estrelado para o tratamento da gripe porque é uma boa fonte de ácido shiquímico, que é usado na fabricação do oseltamivir (Tamiflu), um tratamento contra a gripe. No entanto, não há nenhuma pesquisa relevante mostrando que o anis estrelado tenha qualquer atividade contra vírus, como o vírus da gripe.

Anis estrelado é utilizado na medicina popular para o tratamento de diversas doenças, mas não há evidência suficiente que aponte a sua eficácia no tratamento de: tosse, gases, perda de apetite,  distúrbios menstruais, inflamação do pulmão, doenças estomacais, etc.

O consumo como tempero é muito pequeno para trazer qualquer benefício relevante para a saúde.

Anis estrelado em outras línguas

  • Português: anis estrelado (BR e PT)
  • Inglês: star anise
  • Espanhol: anís estrellado
  • Francês: badiane, anis étoilé
  • Italiano: anice stellato
  • Alemão: Sternanis