Anis estrelado

anis estrelado

Anis estrelado é um tempero que vem de uma árvore perene nativa do sudoeste da China. Os chineses o usam há milhares de anos como tempero culinário e remédio. Suas vagens são bem formadas com oito braços, e acreditava-se que isso significasse “boa sorte”. A especiaria foi introduzida na Europa em 1578 pelo navegador inglês Sir Thomas Cavendish. Ele trouxe anis estrelado para a Europa através das Filipinas, fazendo com que muitos europeus acreditem que as Filipinas foram de onde se originou. O uso da especiaria na Europa limitou-se principalmente a sobremesas e licores. O anis estrelado está em uso na Rússia desde o século XVII e na Alemanha desde o século XVIII.

Anis estrelado e a semente de anis, embora compartilhem alguns compostos de aroma e sabor, são apenas parentes distantes. O anis estrelado é muito mais potente e deve ser usado com parcimônia.

Onde usar o anis estrelado?

O anis estrelado pode ser usado inteiro ou moído, e em pratos doces e salgados. É bastante versátil e vai igualmente bem em produtos de panificação, sobremesas refrigeradas, molhos e carnes vermelhas. Seu sabor mistura-se bem com infusões à base de água e de gordura.

O anis estrelado é uma das cinco especiarias da tradicional mistura chinesa de 5 especiarias. Embora existam muitas variantes, a mistura tradicional é composta de anis estrelado, cravo, canela chinesa, pimenta de Sichuan e sementes de funcho. A mistura de 5 especiarias chinesas pode ser usada com carnes gordurosas, como carne de porco, pato ou ganso. Também é usada em frango e frutos de mar, assim como para temperar empanados e cozidos de carne vermelha.

O vídeo abaixo mostra uma receita de peito de frango com molho à base de anis estrelado e gengibre. O molho é feito com gengibre, anis estrelado, alho, molho de soja/shoyu, vinho de arroz, caldo de galinha, mel, sal, pimenta e óleo. Depois de fervido, é adicionado suco de laranja ao molho.

No Vietnã, é o principal condimento do Pho de carne e na Tailândia é usado para dar sabor a ice teas (chás gelados).

Na Europa, o anis estrelado é usado em muitos licores de anis, como sambuca e anisette.

É também um bom complemento para as especiarias tradicionalmente utilizadas na panificação em toda a Europa e na América do Norte. Ele pode ser combinado com canela, noz-moscada e cravo para uso em produtos assados clássicos, como torta de maçã e pão de gengibre (gingerbread).