Sumagre ou Sumac | Temperos

Sumagre (em inglês: sumac e em francês: le sumac) é uma baga ou fruto de um arbusto com coloração que varia do vermelho tijolo para roxo escuro. Estas bagas são secas e moídas para serem utilizadas como tempero.

Este tempero é muito utilizado no Oriente Médio e na região do Mediterrâneo para adicionar acidez e picância em saladas e marinadas para carnes.

Sumagre é um tempero produzido com uma baga ou fruto de um arbusto

O sumagre, também é um dos principais componentes da mistura de temperos zaatar ou za’atar, juntamente com gergelim ou sésamo e tomilho seco.

O tempero zaatar ou za´atar é produzido com sumagre, gergelim ou sésamo e tomilho

Onde vai bem?

Sumagre vai bem com frango, peixe e marisco, borrego ou ovelha, berinjela, grão de bico e lentilhas

Este tempero é ótimo em receitas, nas quais você não pode ou não quer adicionar o líquido do limão ou vinagre, como algumas receitas com peixe. O ácido do limão desnatura ou “pré-cozinha” as proteínas da carne do peixe.

Embalagens do tempero Sumagre.

Receitas clássicas com sumagre ou sumac

Salada Fattoush

Fattoush é uma salada de pão libanesa feita com pedaços torrados de pão sirio ou pita combinado com alface, rabanete, pepino e tomates. Esta salada é geralmente temperada com melaço de romã e sumagre.

Salada Fattoush

Salada de grão de bico

Salada de grão de bico

Homus

O sumagre é usado como guarnição do homus, pasta árabe de grão de bico.

Homus guarnecido com sumagre

Tashi, molho de tahini

O sumagre é usado como guarnição do tashi, molho de tahine preparado com alho, sal, suco de limão, salsa picada e sumagre. O tahini é uma pasta preparada com gergelim ou sésamo.

Molho de tahini guarnecido com sumagre

Musakhan

Musakhan que é o prato nacional da Palestina, consiste em frango assado com cebola, sumagre, pimenta da Jamaica, açafrão e pinhole servidos sobre pão pita. 

Musakhan é um prato com frango assado que  é temperado com sumagre

Kebab

Kebabs são preparações que consistem em carne cortada ou moída ou frutos do mar, às vezes com frutas e legumes, assados na grelha ou na brasa. A carne tradicional para kebab é carne de carneiro, mas existem variações com carne de vaca, cabrito, frango, peixe e raramente carne de porco.

A carne do kebab é geralmente temperada com sumagre

Lahmajoun

Lahmajoun é um pedaço redondo e fino de massa coberto com carne picada, geralmente carne de vaca ou carneiro, legumes picados e ervas incluindo cebolas, tomates e salsinha, e especiarias tais como pimenta caiena, páprica, cominho, canela e sumagre.

O prato conhecido também como pizza armênia ou turca ou libanesa ou síria ou árabe, é servido com vegetais, incluindo pepino, tomate, pimentão, cebola, alface e berinjela assada.  

O sumagre é utilizado no tempero do prato lahmajoun

Aprenda mais sobre temperos e ervas