Temperos: Açafrão

http://cozinhatecnica.com/2014/10/temperos-acafrao/
Você talvez nunca tenha usado açafrão na vida, mas já deve ter ouvido em algum lugar que o açafrão é a especiaria mais cara do mundo. Faz sentido, são necessárias  entre 110 mil e 170 mil flores de açafrão para se produzir 1 quilo do produto final. 40 horas de trabalho são necessárias para colher 150 mil flores. Custa cerca de 5 mil dólares por quilo. Ele é extraído dos estigmas (parte da planta que recebe o pólen) de flores Crocus sativus e 90% da produção está no Irã. Mas por que as pessoas pagam tanto por ele? Em primeiro lugar pelo sabor amargo bastante agradável, em segundo lugar pela linda cor amarela que dá aos pratos, em terceiro lugar pelo aroma muito sedutor (já foi usado como perfume) e em quarto lugar por render muito. Ele é caro, mas você precisa de porções minúsculas para deixar seu prato com outro sabor e visual.

Onde vai bem?

Açafrão combina muito bem com o arroz, que fica com uma linda cor amarelada. É especialmente bom em receitas que levam frutos do mar. Também funciona muito bem em cozidos de carne e em molhos feitos com tomate. Também é usado em pães e bolos. O açafrão combina perfeitamente com o alho, tomilho, gengibre e limão.

Receitas clássicas que levam açafrão

Na Espanha, é usado na paella Na Itália, no risoto milanês Na França, no bouillabaisse Na Índia é um importante ingrediente utilizado em muitas receitas de arroz, em doces e em sorvetes Na Arábia Saudita o café árabe tem açafrão e cardamomo

Como comprar e usar?

Você poderá comprar o açafrão com o estigma inteiro ou moído. É melhor inteiro, pois retém melhor o sabor. Além disso, é mais fácil achar açafrão moído adulterado ou falsificado. As embalagens de açafrão são sempre bem pequenas, dado o alto preço e também por utilizarmos muito pouco por vez. Portanto, cuidado com embalagens grandes.

Embalagem de açafrão

  Tome cuidado para não comprar o chamado "açafrão da terra". Como diz a embalagem, ele é cúrcuma moída, e não açafrão!

Isso é cúrcuma, não açafrão!

  Antes de ser usado, o açafrão deve ficar de molho em água quente por alguns minutos, para liberar cor e aromas.
Saffron_soak

Açafrão de molho em água quente

Posso plantar em casa?

Sim, é possivel cultivá-lo em vasos e jardineiras. E dado o preço elevado do açafrão, até faz sentido econômico. Na verdade não é tão difícil cultivá-lo, a razão do seu alto preço está no trabalho duro da colheita. Mas lembre-se que você irá usar muito pouco por vez, então faz mais sentido plantar se você for um fã de paella ou risotto alla milanese. Como o açafrão não produz sementes, você precisará de bulbos jovens, produzidos pela planta todos os anos. Você precisará de 6 plantas para ter açafrão suficiente para uma receita de tamanho médio. Renove as plantas a cada 3-5 anos. Cada planta produz anualmente uma ou mais flores (até 5 flores) de cor violeta, rosa, vermelha ou branca.

Açafrão em outras línguas

  • Inglês: saffron
  • Francês: safran
  • Espanhol: azafrán
  • Italiano: zafferano
  • Alemão: safran
  • Árabe: الزعفران
Aprenda sobre outras ervas e temperos em nosso Curso de Culinária Grátis!

Comentários

Temperos: Açafrão

| Temperos |