Temperos: Salsa ou salsinha

http://cozinhatecnica.com/2014/10/temperos-salsa-ou-salsinha/
Salsa ou salsinha é uma das poucas ervas que você pode encontrar fresca em qualquer época do ano, na maioria dos supermercados e em pacotes generosos. Há dois tipos: Salsa lisa ou italiana e salsa crespa. A salsa lisa tem um sabor mais robusto, sendo mais utilizada na preparação da comida. A versão crespa é muito utilizada na decoração de pratos, mas pode ser usada em saladas cruas também.

Salsa crespa

ONDE A SALSA VAI BEM?

Salsa combina com alimentos ricos em amido, como: feijão, batata  e grãos. Também é deliciosa com legumes de cor laranja, como: abóbora e cenoura. A salsa complementa o sabor de ingredientes picantes como: anchovas, alcaparras, azeitonas, pimenta vermelha.  Aromatiza muito bem queijos, como: Parmigiano e ricota fresca. É um ótimo recheio para a omelete. A salsa picada ou as folhas são usadas como decoração de sopas, molhos, saladas, patês, sanduíches e etc.

RECEITAS CLÁSSICAS COM SALSA

A salsa é um ingrediente de várias misturas de temperos, como: Os franceses: bouquet garni e a persillade, combinação de alho e salsa picados.   A italiana gremolata, combinação de salsa, alho e raspas de limão que acompanha o ossobuco alla milanese. E finalmente, combinada com a cebolinha forma o famoso cheiro verde (atenção! no Norte e Nordeste cheiro verde é a combinação de coentro e cebolinha) É um dos principais ingredientes do molho italiano Salsa Verde, combinação de salsa, alcaparras, anchovas, cebola, alho, vinagre e mostarda.  

COMO COMPRAR E USAR A SALSA?

A salsa deve ter a cor verde escura e hastes firmes. Pique ou rasgue as folhas da salsa, mas adicione-as somente no final do cozimento. Em cozimentos longos utilize as hastes que possuem sabor mais forte. Combinada com manteiga é um ótimo molho para derreter em peixes e legumes assados. É ótima para marinadas. Pode ser mantida na geladeira em saco plástico por até uma semana. Não lave até utilizá-las. A umidade danificará as folhas. A salsa pode ser congelada. Coloque as folhas e as hastes num recipiente hermético, após lavar, secar e picar.

POSSO PLANTAR SALSA EM CASA?

A salsa cresce muito bem em pequenos canteiros. Você pode utilizar sementes ou pequenas mudas em vasinhos. Ela deve permanecer em locais iluminados.

SALSA EM OUTRAS LÍNGUAS

  • Inglês: Parsley
  • Francês: Persil
  • Espanhol: Perejil
  • Italiano: Prezzemolo
  • Alemão: Petersilie

Comentários

Temperos: Salsa ou salsinha

| Temperos |