Molho de Ostra

molho de ostra

O que é o molho de ostra?

Molho de Ostra é um molho espesso, de sabor salgado mas um pouco adocicado, com um leve sabor de ostra. Geralmente é feito de uma grande espécie de ostra chamada Crassostrea sp.

É muito usado em restaurantes chineses, pois é um ingrediente padrão na culinária chinesa. Também é usado em muitas cozinhas asiáticas. Pode ser usado como um ingrediente ou como um condimento de mesa.

Comercialmente, é vendido em garrafas e, ocasionalmente, está disponível em latas. Marcas diferentes produzem qualidades bastante diferentes. Uma versão vegetariana é feita de cogumelos ostra.

cogumelo ostra
Cogumelo Ostra, usado na versão vegetariana do molho de ostra

Versões “puras” de molho de ostra

Versões puras são muito caras e raras. Elas são feitos de nada além de ostras e água. Não há ingredientes adicionais, nem mesmo MSG ou sal.

As ostras são primeiro cozidas a vapor ou fervidas para produzir um caldo delas. Elas são removidas, e o caldo é então fervido para concentrar o sabor e engrossar. A fervura continua até que o molho fique bem grosso e tenha dourado devido à caramelização.

Versões “normais” de molho de ostra

Estas são as versões que a maioria de nós provavelmente encontrará.

A maioria das marcas comerciais de Molhos de Ostra é aromatizada com extrato de ostra e glutamato monossódico, espessada com amido de milho ou similar, colorida com caramelo para torná-la escura (caso contrário, a mistura teria um cinza nada agradável). Algumas marcas também usam outros ingredientes, como molho de soja e açúcar.

Onde e como usar o molho de ostra?

Você pode usá-lo em muitos pratos diferentes. Ótimo para usar no lugar de ou em adição ao molho de soja. Mas cuidado, pois é bastante salgado.

Ótimo para marinada de carne, qualquer tipo de salteados, stir frying, muito bom em lo-mein ou chow-mein. Pode ser adicionado ao arroz frito chinês.

Tente marinar peito de frango ou coxas com molho de ostra e deixe descansar por um tempo e apenas grelhe ou asse no forno.

Ótimo com aspargos, feijão verde ou brócolis.

Normalmente o molho de ostra é utilizado em conjunto com molho de soja, molho de peixe (nam pla), Shao Hsing (vinho de arroz chinês), óleo de gergelim, amido de milho, etc, para criar marinadas.

Frango e brócolis com molho de ostra
Frango e brócolis com molho de ostra

História do molho de ostra

O molho de ostra não é tão antigo assim; na culinária chinesa, é um “recém-chegado”. Foi feito pela primeira vez em 1888 pela empresa Lee Kum Kee (ou mais precisamente, pelo fundador da empresa, Lee Kam Sheung) na província de Guangdong, na China.