Nata ácida | sour cream (em inglês: sour cream e em francês: crème acidulée) é um creme que ficou ácido devido à fermentação bacteriana láctica. O sour cream pode incluir espessantes para torná-lo mais cremoso e denso.
Este creme adiciona sabor picante e riqueza às preparações, por isso é muito utilizado como molho para vegetais e carnes ou guarnição de sopas. Ele também é muito utilizado em receitas de bolo, cookies e biscoitos. Mas, como possui baixa quantidade de gordura, deve ser utilizado com cautela ou substituído pelo crème fraîche em receitas com cozimento longo ou alta temperatura, como o cheesecake clássico.
Diferença entre nata ácida | sour cream e o crème fraîche
A nata ácida | sour cream tem um teor de gordura de cerca de 20% e pode incluir ingredientes como gelatina, renina e enzimas vegetais para estabilizá-lo e torná-lo mais espesso.
A empresa Balkis produzia a nata ácida | sour cream no Brasil, atualmente a única possibilidade é produzí-lo em casa.

O crème fraîche tem um teor de gordura que varia de 30% a 48% e não contém espessantes adicionados, por isso é uma alternativa melhor para preparações submetidas à calor prolongado e alta temperatura. Este creme é mais espesso, tem um sabor mais rico e é menos picante do que a nata ácida | sour cream.

Receitas clássicas com nata ácida | sour cream
Batatas assadas com sour cream
Batatas assadas (em inglês: baked potato ou jacket potato) é uma receita tradicional nos Estados Unidos e na Inglaterra que consiste numa batata do tipo farinhenta assada, servida com nata ácida | sour cream, cebolinha francesa ou pedacinhos de bacon.
Molhos para petiscos
O sour cream é muito utilizado com base para preparação de vários molhos, principalmente na culinária Tex-mex, fusão da culinária estaduninense e mexicana.
Bananas fritas com sour cream | Plátanos fritos con crema azeda
Bananas fritas com sour cream | natas ácidas são uma receita tradicional no café da manhã caribenho.
Rømegrot
Rømegrot é uma receita norueguesa tradicional preparada com nata ácida | sour cream, farinha de trigo, manteiga e sal. A receita é servida com açúcar e canela em dias especiais.
Aprenda mais sobre técnicas de cozinha
- Mirepoix, o refogado francês
- Stir-frying, a técnica chinesa de saltear alimentos
- Sous-vide, a técnica de cocção que utiliza água e alimentos embalados à vácuo
- Creme de leite, aprenda a diferença entre os tipos de creme de leite
- Fazer a deglaçagem para preparar um molho de panela
- Visite nosso Curso de Gastronomia & Culinária Grátis!