Cheesecake clássico

http://cozinhatecnica.com/2014/10/cheesecake-classico/
O cheesecake clássico é um tipo de custard  (creme de confeiteiro).  Seus ingredientes essenciais são ovos, açúcar, leite ou creme de leite, aromatizados com baunilha. No caso do cheesecake clássico, o cream cheese (creme de queijo)  substitui uma parte do creme de leite da receita básica. Recomendamos a leitura do nosso post: Fazendo o cheesecake perfeito. Nele explicamos de forma detalhada qual a função de cada ingrediente essencial.

Base

  • 150 g de bolacha tipo “Maria” esfarelada.
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente.
Coloque os biscoitos no processador, ou liquidificador, e bata até obter uma farinha grossa. Retire a farinha do processador e transfira para uma tigela.  Acrescente a manteiga e misture bem com as mãos. Distribua a massa numa fôrma de fundo removível entre 20 cm a 22 cm de diâmetro. Com as mãos, ou com ajuda de um copo, pressione bem a massa contra a lateral e o fundo da forma. Reserve, mas mantendo refrigerado até a utilização. FormaMistura da baseMoldando a base na forma Dicas: Você pode forrar a parte externa da forma, com um papel alumínio para evitar vazamentos ou internamente com uma folha de papel manteiga. O papel manteiga ajudará a desenformar o cheesecake. Papel aluminioPapel manteiga Use a sua criatividade: Você pode adicionar vários ingredientes na base como: gengibre, canela, chocolate, nozes, avelãs, amendoins, amêndoas, etc. Lembre-se: sempre bem esfarelados!
Por que funciona? 
1. O processador ou liquidificador deixará o biscoito bem esfarelado, 
semelhante a uma farinha de rosca. Desta forma a base será bem compacta 
e não quebrará. 
2. O tamanho da forma está relacionado com a altura do cheesecake e o 
tempo de cozimento. Este tamanho é adequado para a quantidade de recheio 
desta receita.

Recheio

  1. 6 ovos
  2. 180 g de açúcar
  3. 700 ml de creme de leite integral (mínimo de 35% de gordura)
  4. 500 g de cream cheese em temperatura ambiente
  5. 1 colher de sopa de essência de baunilha.
Pré-aqueça o forno em 180°C (temperatura média). Coloque o cream cheese e o açúcar numa batedeira e bata até que a mistura fique bem cremosa. Em seguida, adicione os ovos, um a um, batendo sempre. Por fim, adicione o creme de leite e bata até que a mistura fique homogênea. Despeje esta mistura sobre a base de biscoito e leve ao forno em banho maria para assar. Creme de queijo  Assando o cheesecakebanho maria Use a sua criatividade: Você pode adicionar sabor ao cheesecake clássico substituindo parte do cream cheese por chocolate, doce de leite, purê de banana ou morango, ricota e etc.
Por que funciona? 
1. A receita respeita a proporção dos ingredientes essenciais de um 
custard: 1 ovo (ou 2 gemas) + 200 ml de leite (no cheesecake clássico sempre 
usamos creme de leite) + 30 g de açúcar. Você pode dobrá-la, 
triplicá-la, reduzi-la pela metade, substituir o creme de leite por 
sour cream (possui em torno de 40% de gordura) e etc. Na receita 
clássica, o cream cheese substitui uma parte do creme de leite. 
2. Ele é assado em banho maria, este processo tem aquecimento moderado e 
impede que o creme talhe.
3. O creme de leite precisa de no mínimo 30% de gordura. Quanto maior o 
teor de gordura de um creme, maior a estabilidade no aquecimento. Além 
disso, a gordura previne o famoso “embolotamento” de cremes e sobremesas 
em geral, porque tem propriedades emulsificantes.
Dica: O cheesecake clássico também deve resfriar vagarosamente. Desligue o forno após o final do cozimento, mas mantenha o cheesecake  com a porta semi-aberta.

Cobertura

Aqui é sua escolha. Cubra com a cobertura de sua preferência: geleia, frutas, chantilly, etc. Ou mesmo sem cobertura nenhuma, mas acompanhado de frutas vermelhas. Cheesecake com frutas Cheesecake com geleia e frutas Cheesecake com morango Cheesecake morango e chantilly CheesecakeCheesecake berries

Dúvidas frequentes!

1. Posso colocar farinha de trigo ou maisena para engrossar o  recheio do cheesecake clássico? Sim, mas o cheesecake terá uma textura mais firme.  A farinha de trigo e a maisena possuem amido que é utilizado como espessante e a lecitina dos ovos tem o mesmo papel. O cheesecake que utiliza apenas os ovos como espessante possui uma textura mais cremosa e delicada. 2. Posso colocar gelatina no recheio do cheesecake clássico? Não. A gelatina é um espessante potente e permite que a sobremesa possa ser fatiada. Ela é muito utilizada no creme bávaro, um outro tipo de custard, mas não no cheesecake. Recomendamos a leitura do nosso post: Fazendo o cheesecake perfeito. Nele explicamos de forma detalhada qual a função de cada ingrediente essencial.

Comentários

Cheesecake clássico