Tipos de lentilha | Lentilhas

Lentilhas são leguminosas, ou seja, sementes que crescem dentro de vagens que se distinguem por sua forma dupla e convexa, como uma lente. Há vários tipos de lentilha que se distinguem principalmente pelo tamanho e pela cor e são utilizadas para cozinhar muitos pratos diferentes, principalmente nas regiões do Mediterrâneo, Índia e na Ásia Ocidental.

Tipos de lentilha

Lentilha marrom ou castanha

Lentilha marrom ou castanha inteira

Lentilha marrom ou castanha (em inglês: brown lentil e em francês: lentille) é o tipo de lentilha mais comum, encontrada em todos os mercados. Ela possui um formato arredondado, fino e uma coloração que varia do caqui ao marrom ou castanho. O sabor desta lentilha é suave e levemente terroso.

O tempo de cozimento da lentilha marrom ou castanha é de 30 a 45 minutos. Esta variedade mantém a forma após o cozimento, mas se torna bem macia. Por isso, ela é muito versátil e pode ser utilizada em saladas, sopas, ensopados, hambúrgueres vegetarianos ou combinada com arroz.

A lentilha marrom ou castanha é utilizada na receita clássica de sopa de lentilhas Toscana

O mujaddara ou mejadra é um prato tradicional de países árabes preparado com arroz, lentilhas e cebolas fritas, geralmente é servido com coalhada ou iogurte e vegetais.

Mujaddara ou Mejadra com lentilhas marrom, arroz e cebolas fritas

Adas polo é um prato típico do Irã ou Irão, preparado com arroz, lentilhas, passas, açafrão e batatas fritas. 

Adas Polo é preparado com arroz, lentilhas, passas, açafrão e batatas.

A lentilha pardina de Tierra de Campos é uma lentilha com denominação de origem protegida – DOP que é cultivada na região de Valladolid, León, Zamora e Palencia, na Espanha. Possui uma casca fina e coloração marrom-esverdeada (parda) ou acinzentada com o interior amarelo. Seu sabor remete à nozes e mantém sua forma quando cozida.

Lentilha pardina (parda) e lentilha pardina de Tierra de Campos – DOP

 

Receita clássica de cozido de lentilhas Pardina com chorizos

Lentilhas vermelhas 

Lentilha vermelha partida

Lentilha vermelha (em inglês: red lentil e em francês: lentille corail ) possui um formato arredondado e fino. Sua coloração varia do dourado ao laranja e vermelho. O sabor desta lentilha é suave e terroso.

O tempo de cozimento da lentilha vermelha é de 15 a 20 minutos. Esta variedade não mantém a forma após o cozimento. Por isso, é excelente para purês, sopas e ensopados.

Comparação entre a lentilha vermelha inteira e a lentilha vermelha partida

Esta lentilha é comumente utilizadas em pratos indianos, como o dal ou dhal, prato elaborado com cereais, usualmente lentilhas e outros vegetais. 

Dal com curry ou caril indiano

Você poderá encontrá as lentilhas vermelhas em mercados indianos ou do Oriente Médio com o nome de masoor dal (lentilha vermelha) ou chana dal (lentilha amarela).

 

Lentilhas verdes ou francesas

Lentilha verde ou francesa (em inglês: french lentil e em francês: lentille verte) possui um formato arredondado, fino e a casca espessa. Sua coloração varia do verde escuro ao verde acinzentado. O sabor desta lentilha é terroso.

A lentilha verde du Puy (em inglês: du Puy lentil e em francês: lentille verte du Puy) é uma variedade de lentilha com Denominação de Origem Protegida (DOP) que são plantadas na região de Le Puy-en-Velay, na França. Estas lentilhas são cultivadas em solo vulcânico e são apreciadas por seu sabor levemente apimentado e pela capacidade de manter sua forma após o cozimento. 

O tempo de cozimento da lentilha verde ou francesa é de 45 a 50 minutos. Esta variedade mantém a forma após o cozimento. Por isso, é excelente para saladas.

Salada de lentilhas verdes francesas com bacon

 

Lentilhas negras ou Beluga 

Lentilha negra ou Beluga (em inglês: black lentils e em francês: lentille noire) possui um formato esférico, bem pequeno e uma casca espessa. Sua coloração varia do negro ao marrom muito escuro. Esta lentilha é cultivada no Canadá e é chamada de caviar pela sua aparência e sabor forte e terroso.

O tempo de cozimento da lentilha negra é de 30 a 40 minutos. Esta variedade mantém a forma após o cozimento. Por isso, é excelente para saladas.

Como cozinhar lentilhas?

Ao contrário da maioria das outras leguminosas secas, as lentilhas não precisam ser demolhadas antes do cozimento.

Primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos  na lentilha e lave bem. Em seguida, adicione as lentilhas numa panela com água fresca e leve ao fogo para ferver. Tampe a panela. Após a fervura, incline ligeiramente a tampa para permitir a saída do vapor e deixe cozinhar por 15 a 50 minutos, dependendo da variedade de lentilhas e da consistência desejada.

Quer aprender mais sobre ingredientes para saladas?