Temperos: Cebolinha francesa

http://cozinhatecnica.com/2014/10/temperos-cebolinha-francesa/
A cebolinha francesa (Allium schoenoprasum) é o menor e mais delicado membro da família da cebola. Com seu sabor levemente pungente e folhas tubulares, é muito popular na culinária europeia. A cebolinha comum (Allium fistulosum) não tem bulbo e possui folhas planas.

Onde vai bem?

Cebolinhas francesas são fantásticas com alimentos ricos em amido, como: batata assada, arroz, polenta e cuscuz. São frequentemente usadas em sopas, saladas, patês, molhos e omeletes. Acrescente cebolinha francesa à manteiga e sirva com carnes grelhadas ou aves assadas.

Receitas clássicas com cebolinha

A cebolinha francesa, juntamente com estragão, cerefólio e salsa compõem o tempero Ervas Finas francesas. Na Polônia, o queijo quark é servido com cebolinha francesa. Na Suécia, é utilizada no molho gräddfil que acompanha o tradicional arenque.

Como comprar e usar?

São delicadas e não devem cozinhar muito. Para aproveitar ao máximo o sabor e manter a cor verde exuberante das suas folhas, use cebolinha francesa crua. Você deve escolher cebolinhas com folhas verdes, firmes e de tamanho uniforme. Elas não devem ter folhas amareladas ou secas. É mais fácil cortá-las com tesoura em vez de cortá-las com faca. A tesoura não danifica a folha delicada. Pode ser mantida na geladeira em saco plástico por até uma semana. Não lave até utilizá-las. A umidade danificará as folhas. As cebolinhas francesas podem ser congeladas. Coloque as folhas da cebolinha francesa num recipiente hermético, após lavar, secar e picar as folhas. São perfeitas para ornamentar pratos e amarrar pequenos feixes de legumes, bolinhos ou sanduiches.

Posso plantar em casa?

A cebolinha francesa cresce muito bem em pequenos canteiros. Você pode utilizar sementes, pequenas mudas em vasinhos. A cebolinha francesa deve permanecer em locais iluminados. A raiz da cebolinha francesa não morre, mas as folhas secam rapidamente, por isso sempre corte as folhas perto da haste.

Cebolinha em outras línguas

  • Inglês: Chives
  • Francês: Ciboulette
  • Espanhol: Cebollino
  • Italiano: Erba cipollina
  • Alemão: Schnittlauch

Comentários

Temperos: Cebolinha francesa

| Temperos |