Coco

Coco (em inglês: coconut e em francês: noix de coco) é um fruto que possui uma casca muito fibrosa, dentro da qual encontra-se uma semente que contém a água e polpa, sendo que a polpa é utilizada para produção de diversos ingredientes, principalmente da culinária tropical.

Como comprar coco

O coco está disponível durante todo o ano, embora esteja no auge nos meses de março, abril, julho e setembro do hemisfério sul.

Coco verde | Coco fresco

O coco verde, entre 6-7 meses de idade, possui uma polpa gelatinosa e delicada e uma casca verde e lisa, sem rachaduras ou manchas.

Este coco que pertence geralmente à variedade anão, possui grande quantidade de um líquido doce, a água de coco que deve ser audível quando movimentamos o coco verde.

coco verde

Coco seco | Coco maduro

O coco maduro, entre 11-12 meses, possui uma polpa firme e branca e uma casca de cor castanha, com manchas verdes e pardas irregulares. Esta casca geralmente é removida para comercialização, restando apenas a cobertura escura e fibrosa da semente que não deve ter rachaduras ou manchas.

Este coco que pertence geralmente à variedade gigante, possui pouca quantidade de água de coco.

Ingredientes preparados com coco

Todos os ingredientes abaixo são preparados com o coco e podem ser produzidos artesanalmente em casa ou em restaurantes e confeitarias. 

Água de coco

A água de coco (em inglês: coconut water e em francês: l’eau de coco) é drenada do coco verde. Esta água adocicada pode ser utilizada na preparação de bolos, sobremesas e bebidas.

Água de coco natural.

A água de coco é geralmente comercializada em embalagens tetrapack, pois foram pasteurizadas pelo método UHT, ultra high temperature (temperatura ultra-elevada).

agua de coco
Água de coco das marcas brasileiras Kero Coco e Ducoco e da marca alemã Dr. Martins, comercializada em Portugal.

Coco ralado

O coco ralado (em inglês: coconut powder ou shredded coconut e em francês: poudre de noix de coco) é produzido com a separação da polpa do coco seco entre a massa úmida e o líquido. Após a extração do líquido a massa é seca e moída em diversos tamanhos.

A massa seca do coco é constituída em média de 45% de água, 35% de gordura, 10% de carboidratos, 5% de proteína.

Coco ralado da marca brasileira Sococo em versão convencional (fina e não adoçada), flocos e sweet coco (fina e adoçada). Há também versões de coco queimado ralado.

Creme de coco

Creme de coco (em inglês: coconut cream e em francês: crème de noix de coco) é produzido com a separação da polpa do coco seco entre a massa úmida e o líquido. Este líquido consiste em gotículas de óleo e partículas sólidas suspensas em água que são decantadas para a formação de uma camada rica de gordura, o creme de coco.

O creme de coco é utilizado como substituto para o creme de leite, principalmente por pessoas que seguem uma dieta vegana ou sem lactose ou possuem intolerância ou alergia à lactose.

Creme de coco da marca inglesa Biona (sem aditivos) e da marca Koala.

Farinha de coco

A farinha de coco (em inglês: coconut flour e em francês: farine de noix de coco) é produzida com a separação da polpa do coco seco entre a massa úmida e o líquido. Após a extração do líquido a massa é seca e moída em diversos tamanhos, sendo que a menor granulatura é a farinha.

Esta farinha absorve gordura e líquido, por isso é geralmente utilizada em conjunto com farinha de amêndoa ou outras castanhas em receitas de bolos, cookies, etc.

Farinha de coco da marcas brasileiras Copra e Finococo orgânico ou bio.

Leite de coco

Leite de coco (em inglês: coconut milk e em francês: lait de noix de coco) é um líquido branco e cremoso obtido com a trituração e prensagem da polpa do coco seco e água quente. Há diversos tipos de leite de coco que são classificados de acordo com a quantidade de gordura, tipo de tratamento térmico que lhe é conferido e utilização de aditivos, como espessantes e conservantes.

Aprenda como preparar leite de coco caseiro>

Leite de coco convencional da marca brasileira Ducoco e leite de coco bio ou orgânico das marcas francesa Bjorg e inglesa Biona, comercializadas em Portugal.

O leite de coco para beber é uma bebida vegetal à base de leite de coco e com aditivos. Esta bebida é utilizada por pessoas que seguem uma dieta vegana ou sem lactose ou possuem intolerância ou alergia à lactose. Este produto não substitui o leite de coco tradicional em receitas.

Leite de coco para beber é uma bebida vegetal à base de leite de coco. Este produto não substitui o leite de coco tradicional em receitas.

Leite condensado de coco

Leite de coco condensado (em inglês: sweetened condensed coconut milk e em francês: lait du coco condensé sucré) é produzido da mesma maneira que o creme de coco, mas com açúcar adicionado, ou seja, é o creme de coco com açúcar.

Este ingrediente é utilizado como substituto para o leite condensado convencional, principalmente por pessoas que seguem uma dieta vegana ou sem lactose ou possuem intolerância ou alergia à lactose

leite de coco condensado
Leite condensado de coco das marcas brasileiras Copra e leCoco e da marca portuguesa Origens.

Manteiga de coco

Manteiga de coco (em inglês: coconut butter e em francês: beurre de coco ou purée de coco) é polpa de coco que foi moída até atingir a consistência pastosa, por isso inclui toda a gordura e fibra da polpa do coco. Esta manteiga pode ser utilizada em receitas de cookies, assim como manteiga de amendoim ou pasta de amendoim (em inglês: peanut butter).

Manteiga de coco da marca brasileira Copra e da marca inglesa Biona, comercializada em Portugal.

Óleo de coco

Óleo de coco (em inglês: coconut oil e em francês: l’ huile de coco) é produzido pela extração do óleo da polpa de coco. Há versões “refinadas” que não retém o sabor do coco e “não refinadas” ou extravirgem que retém o sabor do coco. Recomendamos a leitura dos rótulos, pois há versões refinadas produzidas com produtos químicos.

Este óleo é geralmente utilizado como substituto da manteiga e óleo vegetal em preparações doces e salgadas.

Óleo de coco das marcas brasileiras Copra e da marca portuguesa Prozis.

Outros produtos do coqueiro

Açúcar de coco

O açúcar de coco (em inglês: coconut sugar ou coconut palm sugar e em francês: sucre de coco) É um açúcar natural e não refinado, preparado com a seiva da flor do coqueiro. Esta seiva é aquecida para formar grânulos (cristais) ou colocada em moldes para ser comercializada em pedaços.

Este açúcar possui um sabor robusto e uma coloração escura, por isso é excelente para substituir o açúcar mascavo, açúcar marrom e açúcar demerara em receitas.

Açúcar de coco da marca brasileira Copra e da marca portuguesa Prozis.

Xarope de coco

O xarope de coco (em inglês: coconut syrop e em francês: sirop de coco ou sirop de fleurs de coco) é produzido praticamente da mesma maneira que o açúcar, mas não passa pelo processo de cristalização.

Não confunda: Coco (sem acento) é o fruto de uma planta da família Arecaceae (família das palmeiras), a palavra côco não existe e a palavra cocô é usada de maneira informal como sinônimo das fezes.  

Quer aprender mais sobre culinária?