Chocolate Ruby | Chocolate rosa

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Chocolate Ruby (em inglês: ruby chocolate e em francês: le chocolat ruby) é um chocolate naturalmente rosa, lançado pela empresa belga-suíça Barry Callebaut, em 2017. Este chocolate é produzido com grãos de cacau especiais que possuem um tom rosa claro natural. Estes grãos são cultivados na Costa do Marfim, no Equador e no Brasil.

O sabor do chocolate ruby é muito diferente dos demais tipos de chocolate, pois é suave e lembra frutos silvestres. 

Chocolate ruby para uso profissional da marcas Barry Callebaut: RB1 Callebaut (belga) e Carma (suíça)

O chocolate ruby é o quarto tipo natural de chocolate juntamente com o chocolate amargo, chocolate ao leite e o chocolate branco. A inovação já foi premiada nos Estados Unidos e Oriente Médio e destaca-se como uma grande tendência na confeitaria, principalmente para o público jovem.

Tipos de chocolate: Chocolate branco, chocolate ruby, chocolate amargo e chocolate ao leite. Foto: Barry -Callebaut

Como o chocolate ruby é produzido?

Os métodos de produção do chocolate ruby são mantidos em segredo comercial, mas especialistas acreditam que é produzido com grãos de cacau naturalmente rosados e não fermentados. Este chocolate contém um mínimo de 32,5% de sólidos de cacau, 26,3% de leite e 35,9% de gordura (manteiga de cacau).

O cacau que é fruto do cacaueiro, possui grãos geralmente de polpa branca com sabor amargo que são fermentados para desenvolver o sabor e a tonalidade marrom escura. Estes grãos fermentados são torrados, descascados e moídos para produzir os nibs de cacau, compostos de sólidos de cacau e manteiga de cacau. Os nibs de cacau são transformados numa pasta (licor de cacau) que é pressionada para remover a maior parte da manteiga de cacau (em inglês: cocoa butter e em francês: beurre de cacao) que é usada na fabricação do chocolate.

O chocolate ruby é produzido com grãos de cacau cultivados na Costa do Marfim, no Equador e no Brasil. Foto: Barry -Callebaut

O chocolate ruby é um produto produzido sem adição de corantes. É um produto distinto das coberturas de alta qualidade produzidas com chocolate branco ou manteiga de cacau e morango pela Callebaut e Valrhona.

O chocolate ruby é um produto distinto das coberturas de alta qualidade produzidas com chocolate branco ou manteiga de cacau e morango.

Como utilizar o chocolate ruby?

A utilização deste chocolate é semelhante aos demais tipos de chocolate. O fabricante do chocolate ruby recomenda a utilização mais pura possível, mas este chocolate harmoniza muito bem como outros ingredientes, como: amêndoa, morango, framboesa, champagne rosé, cerveja, caviar e queijo de cabra.

O primeiro produto lançado com o chocolate ruby foi o KitKat Chocolatory Sublime Ruby, da Nestlé, criado pelo confeiteiro japonês Yasumasa Takagi. No dia dos namorados, uma das boutiques Kit Kat de Tóquio, ofereceu uma bebida de chocolate ruby quente e framboesas, acompanhado por uma barrinha de Kit Kat ruby.

O primeiro produto elaborado com chocolate ruby foi o Nestlé Kit Kat Chocolatory Sublime Ruby, produzido no Japão

Na Europa, o primeiro lançamento de produto com o chocolate ruby, foi realizado pela sofisticada loja inglesa Fortnum & Mason. Em seguida, a Nestlé lançou o chocolate ruby com framboesa da linha L´Atelier.

Barras de chocolate ruby produzidos pela empresa inglesa Fortnum & Mason e pela suíça Nestlé

No vídeo abaixo, o chef confeiteiro Ryan Stevenson, demonstra como temperar o chocolate ruby e apresenta a curva de temperatura. Você pode assistir outros vídeos com técnicas e receitas com este produto no canal da empresa Callebaut.

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?