Ralador para extrair a polpa do tomate

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Qual a maneira mais prática para extrair a polpa do tomate? Um ralador. A técnica é muito utilizada na preparação da receita catalã de Pan con Tomate (Pão com tomate) e não poderia ser mais simples.

Como usar um ralador para extrair a polpa do tomate?

Corte um tomate ao meio e esfregue a superfície cortada sobre um ralador de inox, mantendo a palma da sua mão completamente plana. O ralador extrai a polpa, separando-a completamente da pele que deve ser descartada. Neste método, as sementes são preservadas o que adiciona muito sabor ao molho e preserva a cor do molho.

Neste vídeo da revista Fine Food, o chef utiliza um ralador para extrair a polpa do tomate e preparar um molho rápido para espaguete.

Receita de Pan con tomate

  • 2 tomates maduros;
  • 1 pão tipo ciabatta ou baguete;
  • 2 dentes de alho médios cortados ao meio;
  • Azeite extra virgem;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Primeiramente, coloque um ralador de inox dentro de uma tigela grande. Em seguida, corte os tomates ao meio e esfregue as faces cortadas dos tomates sobre os grandes furos do ralador.  A polpa deve ser extraída, enquanto a pele permanece intacta na sua mão. Descarte a pele e tempere a polpa de tomate com sal a gosto.

Corte o pão longitudinalmente e regue com azeite e coloque um pouco de sal.  Em seguida, coloque o pão no forno até que fique crocante. Você pode simplificar esta etapa, utilizando uma torradeira.

Retire o pão do forno, esfregue com os dentes de alho cortados ao meio e coloque uma colher da polpa de tomate. No método tradicional o tomate é ralado no próprio pão.

Por fim, regue novamente com azeite e coloque um pouco de sal marinho ou flor de sal.

Neste vídeo do programa Casa Contigo, o pan com tomate é preparado do modo tradicional, ralando o tomate no pão.

Neste vídeo do programa Casa Contigo, a apresentadora utiliza um ralador para extrair a polpa do tomate.

Especial Molho de Tomate