Tomilho | Temperos e Ervas

Tomilho

Tomilho é uma erva perene conhecida há milhares de anos e utilizada das mais diversas formas. Além de seu valor como erva culinária, também é conhecido por usos tanto medicinais quanto ornamentais. É um membro da família da hortelã e um parente do orégano.

Há uma grande variedade de tomilhos, cultivadas e encontradas na natureza, com sabores que lembram hortelã, cominho, limão, e variedades de gosto mais forte que lembram o orégano. MAs o tomilho comum (Thymus vulgaris) é a variedade normalmente utilizada em receitas no mundo ocidental.

O tomilho comum é nativo do Mediterrâneo, onde cresce em abundância e é fortemente associado com a culinária da região. Hoje, é cultivado nos Estados Unidos, Portugal, Espanha e França e em vários outros países ao redor do Mar Mediterrâneo.

Sabor e aroma do tomilho

Mesmo que você cozinhe raramente ou esteja apenas começando a construir sua coleção de temperos, o tomilho deve ser uma das primeiras ervas da sua lista. Pense nele como um tempero-chave para uma coleção de temperos bem equilibrada. É uma das ervas mais básicas, versáteis e usadas com grande frequência, e costuma ser encontrada em receitas de todo tipo de culinária.

O aroma de tomilho é muito sutil e bastante seco. Ao contrário de muitas outras ervas e especiarias, o tomilho não é particularmente aromático. Tem um sabor que lembra à terra e é um pouco doce, com leves toques mentolados. Os tons quentes e apimentados adicionam profundidade ao perfil geral de sabor desta erva, com uma leveza que muitas vezes só é detectável para as paletas mais sofisticadas ou quando o tomilho é usado em grandes quantidades.

Esta erva tem a qualidade de se misturar com outras ervas, temperos e sabores, em vez de dominá-las, o que a torna uma adição essencial até para a mais básica coleção de especiarias.

Onde vai bem?

• Carne de frango e bovina grelhadas (experimente pincelar com óleo de oliva em fatias finas de filet mignon)
• Sua robustez permite que suporte bem tempos de cozimento logos, e portanto vai bem em cozidos
• Marinados para carnes e para azeitonas
• Pratos com tomate e queijo
• Molho de tomate
• Omeletes e ovos mexidos
• Feijão de todos os tipos

Receitas clássicas que levam tomilho

É um das ervas do Bouquet Garní, junto com a salsa e o louro; o Bouquet Garní é por sua vez utilizado em caldos, sopas e cozidos. Veja nosso artigo sobre o Bouquet Garni

Bouquet garni

É utilizado no preparo do boeuf bourguignon

Também é utilizado no Ratatouille tradicional

Ratatouille

Molho de tomate para macarrão

Tomilho no molho de tomate

Romanos utilizavam para dar aroma ao queijo e a licores

Como comprar e usar?

Apesar de ser melhor quando fresco, o tomilho seco conserva bastante seus aromas e é muito mais conveniente. Quando fresco, o tomilho deve ser normalmente utilizado no prazo de uma a duas semanas.

O tomilho fresco pode ser guardado na geladeira, envolto em uma toalha de papel úmida e colocado em um saco perfurado, ou colocado em um copo com água para conservá-lo como se fosse um buquê de rosas

O tomilho seco deve ser mantido em recipiente fechado, longe da luz. Em condições ideais, o tomilho seco conseguirá reter seus aromas por até um ano.

Pode-se usar inteiro (folhas e caule) ou apenas as folhas. Quando usado inteiro em uma sopa ou caldo, as folhas se desprendem naturalmente do caule e este último pode ser retirado ao final do preparo.

Posso plantar em casa?

Sim, além de um ótimo tempero é também uma bonita planta decorativa. O tomilho é uma planta robusta e portanto não é muito exigente. Cresce bem em temperaturas que vão de 4 a 28 graus celsius, mas pode suportar temperaturas mais baixas ou mais altas.

Ele precisa de alta luminosidade e deve receber luz solar direta por pelo menos 5 horas diariamente. O solo deve ser irrigado com frequência para que fique levemente úmido. Excesso de umidade prejudica o tomilho. Se a planta já está desenvolvida ela suporta pequenos períodos de solo seco.

O tomilho é uma planta perene, pode ser cultivada por vários anos. Mas aos poucos perde a produtividade pois seus galhos vão se tornando lenhosos. É melhor trocar a planta a cada 2 ou 3 anos.

Corte o tomilho com frequência, deixando a parte mais lenhosa. Ele volta a crescer com facilidade.

Em vasos, pode ser plantado junto do alecrim. Ambos têm necessidades de rega similares.

Benefícios do tomilho para a saúde

Mesmo nos tempos antigos, o tomilho era bem conhecido por suas propriedades medicinais e curativas. Hoje, continua a ser utilizado com o propósito de curar e tratar doenças, bem como a apoiar e manter uma boa saúde. Acredita-se que o tomilho tenha propriedades antibacterianas, inseticidas e possivelmente antifúngicas.

Tomilho fresco ou seco? Qual é mais saudável? Tal como acontece com a maioria das ervas, a forma fresca é muitas vezes vista como a mais saudável; no entanto, o tomilho seco também é saudável. Quando seco, tomilho vai perder alguns dos seus óleos voláteis, assim como algumas de suas vitaminas. O lado positivo é que os nutrientes remanescentes serão conservados por um longo período. 

Atenção: em todos os casos abaixo não há fortes evidências científicas para comprovar a eficácia do tomilho ou do óleo de tomilho no tratamento de doenças. Fique atento também às contra-indicações do tomilho.

Tomilho alivia a tosse, os sintomas da bronquite e de outras doenças das vias aéreas?

Atenção: não há estudos com evidências suficientes da eficácia no tratamento de bronquite e tosse

O tomilho traz alívio para quem sofre de asma, tosse seca, bronquite, laringite e coqueluche. Quando preparado e administrado como uma terapia de inalação, traria grandes benefícios para pessoas que sofrem de sinusite crônica. 

Algumas pesquisas mostram que ingerir tomilho por via oral, em combinação com outras ervas, melhora os sintomas de bronquite, como tosse, febre e diminui a produção de expectoração em adultos, crianças e adolescentes. Um chá feito pela infusão da erva na água pode ser usado para tosse e bronquite.

Mais informações, leia o estudo: Efficacy and Tolerability of a Fluid Extract Combination of Thyme Herb and Ivy Leaves and Matched Placebo in Adults Suffering from Acute Bronchitis with Productive Cough

Tomilho age contra a calvície (alopecia aerata)?

Pesquisas preliminares mostram que a aplicação de óleo de lavanda junto com os óleos essenciais de tomilho, alecrim e cedro para o couro cabeludo melhora o crescimento do cabelo após 7 meses de tratamento

Mais informações, leia o estudo: Randomized Trial of Aromatherapy – Successful Treatment for Alopecia Areata

Tomilho reduz o mal hálito?

O óleo de tomilho, o óleo essencial de tomilho comum (Thymus vulgaris), contém 20-54% de timol. O timol é um anti-séptico e é um ingrediente ativo em vários anti-sépticos bucais produzidos comercialmente, como o Listerine. O timol também pode ser encontrado como ingrediente ativo em alguns desinfetantes para as mãos totalmente naturais e sem álcool.

Quais os efeitos colaterais do tomilho?

O tomilho é provavelmente seguro quando consumido em quantidades normais. O tomilho é possivelmente quando tomado por via oral como medicamento por curtos períodos de tempo. Em algumas pessoas, pode causar problemas no sistema digestivo, dores de cabeça ou tonturas.

O óleo de tomilho é possivelmente quando aplicado na pele. Em algumas pessoas, aplicar o óleo na pele pode causar irritação. Não há informações suficientes para saber se o óleo de tomilho é seguro para tomar por via oral em doses medicinais.

Pessoas alérgicas ao orégano ou outras espécies de Lamiaceae também podem ser alérgicas ao tomilho.

Tomilho pode retardar a coagulação do sangue. Consumir tomilho pode aumentar o risco de sangramento, especialmente se usado em grandes quantidades. Por isso, há alguma preocupação de que isso possa aumentar o risco de sangramento extra durante e após a cirurgia. Recomenda-se parar de usar o tomilho pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada. Ingerir tomilho junto com medicamentos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de hematomas e sangramento

Tomilho em outras línguas

• Inglês: thyme
• Francês: thym
• Espanhol: tomillo
• Italiano: timo
• Alemão: thymian
• Grego: Θυμάρι (thymári)