Glutamato monossódico

glutamato monossódico

Glutamato monossódico, ou MSG (sigla em inglês para monosodium glutamate) é usado na indústria alimentícia como um realçador de sabor. Tem um sabor umami que intensifica o sabor suculento e saboroso dos alimentos, como ocorre naturalmente no glutamato em alimentos como guisados e sopas de carne.

Glutamato mossódico faz mal à saúde?

O glutamato monossódico (MSG) é um potenciador de sabor comumente adicionado à comida chinesa, vegetais enlatados, sopas e carnes processadas. A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos classificou o glutamato monossódico como um ingrediente alimentar que é “geralmente reconhecido como seguro”, mas seu uso ainda é controverso. Por essa razão, quando o MSG é adicionado aos alimentos, o FDA exige que ele seja listado no rótulo.

O MSG é usado como aditivo alimentar há décadas. Ao longo dos anos, o FDA recebeu muitos relatos de reações adversas a alimentos que contêm MSG. Estas reações incluem: dor de cabeça; suor; pressão facial; vermelhidão da face; dormência, formigamento ou queimação no rosto, pescoço e outras áreas; batimentos cardíacos rápidos e agitados (palpitações cardíacas); dor no peito, naúsea; fraqueza.

No entanto, os pesquisadores não encontraram evidências definitivas de uma ligação entre o MSG e esses sintomas. Os pesquisadores reconhecem, no entanto, que uma pequena porcentagem de pessoas pode ter reações de curto prazo ao MSG. Os sintomas geralmente são leves e não requerem tratamento. A única maneira de evitar uma reação é evitar alimentos que contenham MSG.