Manjericão | Temperos e Ervas

Manjericão

Manjericão é uma das ervas aromáticas mais utilizadas na culinária ocidental e oriental (em diferentes variedades). É ingrediente fundamental na culinária da Itália, onde está presente em vários dos pratos italianos mais populares.

ONDE O MANJERICÃO VAI BEM?

Apesar de estar frequentemente associado à cozinha mediterrânea, o manjericão pode ser utilizado em um número quase ilimitado de pratos, particularmente em:

  • Saladas
  • Molhos de tomate
  • Pizzas
  • Como tempero de frango
  • Sopas e caldos de legumes e de frango
  • Acompanhando queijos frescos, como mussarela de búfala e queijo feta
  • Em bebidas e sobremesas geladas (por exemplo, em uma limonada)

RECEITAS TRADICIONAIS QUE LEVAM MANJERICÃO

Manjericão é um dos principais ingredientes do molho pesto (veja mais sobre o molho pesto em nosso artigo).

Molho pesto

Salada caprese, tradicional salada italiana feita com tomates, mussarela de búfala fresca e manjericão

Salada caprese

Pizza marguerita a mais tradicional das pizzas napolitanas, é feita originalmente com mussarela de búfala, tomate San Marzano, farinha 00 e manjericão

Pizza margherita

Molho de tomate com manjericão

Molho de tomate com manjericao

COMO COMPRAR E UTILIZAR O MANJERICÃO?

Regra número 1: não compre manjericão seco. A maior parte dos aromas e sabores se perde e o que sobra é totalmente diferente das folhas frescas.

Manjericão deve ser usado fresco e, como regra geral, deve ser adicionado no final do preparo, pois o processo de cozimento destrói boa parte do sabor.

Pode ser armazenado em sacos plásticos por curtos períodos de tempo no refrigerador, ou congelado por períodos mais longos. Neste caso, pode ser utilizado após sofrer um rápido aquecimento em água fervente.

Outra forma possível de armazenar é colocar o manjericão em um vaso com água, perto de luz solar. Costuma durar algumas semanas dessa forma e pode ser eventualmente plantado em um vaso. Por último, pode-se armazenar na forma de uma infusão de manjericão em azeite de oliva.

Dê preferência ao manjericão genovês, também conhecido no Brasil por manjericão gigante por ter folhas bastante grandes. Ele tem um sabor mais delicado, enquanto o manjericão comum tem um sabor que muitas vezes lembra a hortelã.

Manjericão genovês ou manjericão gigante

POSSO PLANTAR MANJERICÃO EM CASA?

Sim, plantar manjericão é fácil mas exige cuidado constante, principalmente com a rega, exposição solar e quantidade de nutrientes do solo. O manjericão pode ser plantado em vasos de tamanho médio ou grande, embora cresça menos que no solo, onde algumas plantas ultrapassam 1 metro de altura.

É uma planta anual (em algumas regiões quentes chega a ser perene) que se adapta a qualquer tipo de solo, no entanto, a terra deve ser bem drenada e rica em nutrientes. Exige luz direta, pelo menos 4 horas por dia, e não suporta temperaturas baixas e geada. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o manjericão. A rega deve ser feita todos os dias, de manhã cedo ou ao final da tarde, principalmente em regiões com clima seco.

É importante plantar em terra fofa e fértil, com boa capacidade de drenagem.

Quando a planta atingir os 15 cm deve realizar uma poda terminal, isto é, cortar as pontas da planta para estimular o desenvolvimento das folhas e promover o crescimento arbustivo

Corte as flores do manjericão sempre que florir. Isso ajudará a manter o vigor da planta, além de evitar que o ramo torne-se lenhoso e que haja redução dos óleos essenciais nas folhas.

Sendo um membro da família da hortelã, seus óleos essenciais tornam a planta bastante resistente a insetos.

SEMENTES DE MANJERICÃO

As sementes do manjericão, quando mergulhadas em água, tornam-se gelatinosas. Na Ásia, costumam ser utilizadas em bebidas e sobremesas.

Bebida com sementes de manjericão

FLORES DE MANJERICÃO

É recomendado cortar as flores do manjericão assim que elas aparecem, pois elas retiram muito do vigor das folhas, reduzindo a produtividade da planta. Mas é importante saber que as flores são perfeitamente comestíveis e podem ser utilizadas de diversas formas, como em saladas, chás, ou como acompanhamento de queijos e frutas. Também servem para enfeitar tábuas de queijo.

Flor de manjericão

MANJERICÃO EM OUTRAS LÍNGUAS

Inglês: basil

Francês: basilic

Espanhol: albahaca

Italiano: basilico

Alemão: Basilikum