Panqueca de banana

Panqueca de banana (em inglês: banana pancake) é uma receita preparada com banana, ovos, farinha de amêndoa (opcional) e fermento químico.

Estas panquecas são consumidas no café da manhã ou brunch acompanhadas de maple syrup, mel, géleia, frutas, chantilly, calda de chocolate, coulis de framboesa, castanhas, etc.

Ingredientes da panqueca de banana

A massa da panqueca de banana é estruturada pelo ovo e pelo amido da banana, por isso não é necessário utilizar uma farinha, principalmente as farinhas com alto teor de amido, como a farinha de trigo, a farinha de arroz, a farinha de aveia, etc.

Os ingredientes desta paqueca produzem uma massa mais espessa, capaz de reter o dióxido de carbono gerado pelo fermento químico durante o cozimento, o que a torna mais leve e aerada.

Banana

Banana é uma fruta climatérica, ou seja, armazena sua energia como amido e converte parte ou a maior parte desse amido em açúcar durante o amadurecimento. As bananas verdes possuem entre 70 a 80% de amido e as bananas muito maduras cerca de 1%.

Quando amassadas, as bananas desenvolvem uma consistência suave e cremosa que incorpora facilmente em massas de bolo, pães, muffins de banana, panqueca de banana. Devido ao alto teor de amido, a banana fornece estrutura para a massa.

Os tipos de banana recomendados para a receita de panqueca de banana são: a banana prata e a banana cavendish/banana d´água/banana-caturra. Há 3 tamanhos da banana cavendish, a nanica/banana da Madeira, a chiquita e a nanicão.

banana chiquita
Banana Chiquita, comercializada em Portugal

Farinha de amêndoa

Farinha de amêndoa é produzida a partir da moagem de amêndoas sem pele. Seu sabor é adocicado e sua textura variada, podendo ser granulada ou tão fina como farinha de trigo.

Esta farinha não contém glúten, por isso é uma excelente opção para as pessoas celíacas ou pessoas com intolerância ao glúten. Além disso, é uma farinha de baixo carboidrato, como a farinha de coco, que é muito utilizada em dietas restritiva de grãos, como as dietas paleo e cetogênica.

A adição da farinha de amêndoa permite que a massa da panqueca seja manipulada mais facilmente durante o cozimento.

farinha de amendoa

Farinha da marca portuguesa Cem por Cento e da marca brasileira Nutrisanti

Receita de panqueca de banana

panqueca de banana

Panqueca de banana

Rendimento: 2 unidades
Preparo 5 mins
Tempo de Cozimento 10 mins
Tempo Total 15 mins
RefeiçãoCafé da manhã
Serve 1 pessoa

Equipamento

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Espátula de borracha
  • Fouet ou batedor
  • Frigideira antiaderente ou em ferro
  • Papel toalha para untar a frigideira
  • Tigela pequena
  • Xícara medidora de 1/3 (80 ml) ou colher de sorvete (opcional)

Ingredientes
  

  • 150 g de purê de banana madura (não excessivamente madura), como prata, cavendish ou banana chiquita ou nanicão. (em torno de 1 banana grande)
  • 1 ovo médio
  • 25 g de farinha de amêndoa (opcional) (3 colheres de sopa)
  • 5 g de fermento químico (1 colher de chá)
  • 4 g de óleo vegetal neutro ou manteiga para untar a frigideira (5 ml | 1 colher de chá)

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita.
    Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    panqueca de banana ingredientes
  • Faça o purê de bananas: Em uma tigela pequena, coloque a banana e amasse com o auxílio de um garfo, até que se forme um purê com pedaços bem pequenos.
    purê de banana
  • Adicione os demais ingredientes: Adicione o ovo e misture com purê de banana até que se forme uma massa homogênea. Por fim, adicione a farinha de amêndoas (opcional) e o fermento químico e misture.
    massa da panqueca de banana
  • Cozinhe um lado da panqueca de banana: Aqueça uma frigideira antiaderente ou de ferro. Quando a frigideira estiver quente, com um pedaço de papel toalha, unte com manteiga ou óleo vegetal neutro toda a superfície da frigideira. Tenha atenção para não se queimar!
    Preencha uma xícara medidora de 1/3 ou colher de sorvete com a massa de panqueca. Em seguida, coloque-a na frigideira com cuidado. A massa se espalhará sozinha.
    panqueca de banana cozimento
  • Cozinhe o outro lado da panqueca de banana: Quando pequenas bolhas surgirem na massa da panqueca e as bordas estiverem levemente firmes, vire-a com o auxílio de uma espátula de borracha. Cozinhe-a até que o outro lado esteja dourado.
    A espátula de borracha não danificará a superfície antiaderente da frigideira.
    panqueca de banana
  • Sirva a paqueca de banana: Sirva com maple syrup, frutas vermelhas, banana, mel, geléia, calda de chocolate, sorvete, etc.
    panqueca de banana

Notes

A farinha de amêndoa pode ser substituída por outras farinhas com baixo teor de amido (low carb), como a farinha de trigo sarraceno, a farinha de coco, etc.
 
 
 
 

Quer aprender mais receitas de panquecas?