Panqueca americana | Pancake

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Panqueca americana (em inglês: pancakes) é uma receita preparada com farinha de trigo, ovos, leite ou leitelhomanteiga, açúcar, sal e fermento químico. Estas panquecas são consumidas no café da manhã ou brunch acompanhadas de maple syrup, mel, géleia, frutas, chantilly, calda de chocolate, coulis de framboesa, etc.

A origem da receita é incerta, mas há evidências que as panquecas sejam consumidas desde da pré-história, segundo a National Geographic. A receita foi documentada pela primeira vez no conjunto de manuscritos Apicius – [De re culinaria Libri I-IX], também chamado de De re coquinaria, com receitas romanas e gregas do século IV e V. Este documento descreve uma massa de ovos, leite, água e farinha que foi frita e servida com mel e pimenta.

apicius
Apicius é uma coleção de manuscritos com receitas gregas e romanas do século IV e V. A New York Academy of Medicine possui um volume e o outro encontra-se no Vaticano.

O dia da panqueca ou terça-feira gorda (em inglês: Pancake Day ou Shrove Tuesday) é comemorado no dia que precede a quarta-feira de cinzas, na Austrália, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Tradicionalmente, este é o último dia de folia e a última oportunidade de consumir ovos e manteiga, antes do período de jejum da Quaresma.

Ingredientes para panqueca americana 

As panquecas americanas se diferenciam das panquecas “brasileiras” ou crepes pela quantidade de líquido utilizado e pela adição de gordura na massa, geralmente manteiga. A massa desta panqueca é mais espessa, por isso é capaz de reter o dióxido de carbono gerado pelo fermento químico durante o cozimento, o que torna a sua estrutura aerada.

Estas panquecas são preparadas pelo método muffin, embora algumas receitas incluam claras em neve, que as tornam mais fofas e altas.

panqueca estrutura aerada e fofa
A panqueca americana tem estrutura aerada e fofa

Farinha de trigo

Farinha de trigo de uso geral ou farinha comum ou farinha branca é produzida a partir de uma mistura de trigo duro e mole, este tipo de farinha tem um teor de proteína/glúten e amido “médio”, o que a torna adequada tanto para pães quanto para bolos caseiros e panquecas. No Brasil é a farinha tradicional tipo 1, enquanto em Portugal é a farinha T65 (para todos os usos culinários).

farinha-trigo
Farinha de trigo branca T65 da marca portuguesa Nacional e farinha de trigo tipo 1 da marca brasileira Dona Benta

Em Portugal, há a farinha para bolo que é mais fina do que farinha de trigo de uso geral, pois é produzida inteiramente de trigo mole. Devido ao seu baixo teor de glúten, é especialmente adequada para bolos, panquecas, pães rápidos, muffins e biscoitos.

farinha-trigo-bolo
Farinha de trigo T45 da marca portuguesa Branca de Neve e T55 marca portuguesa Nacional

Leitelho | Buttermilk

O leitelho ou soro de leite (em inglês: buttermilk) é um líquido branco de sabor azedo, tradicionalmente extraído do leite fresco ou fermentado – é um subproduto derivado do processo de fabricação de manteiga. Hoje em dia, o processo industrializado produz buttermilk através da adição de fermentos ao leite fresco.

A substituição do leite pelo leitelho que é um ingrediente mais ácido que o leite, previne o desenvolvimento do glúten, o que contribui para uma massa de panqueca mais macia (não elástica).

leitelho
A panqueca americana pode ser preparada com leite ou leitelho

Não há fabricantes de leitelho no Brasil e em Portugal, mas é possível substituí-lo pela mistura de 1 xícara de leite +1 colher de sopa de suco de limão, é só deixar descansar por 10 minutos para coalhar (ou espessar).

Utensílios especiais para a panqueca americana

Panquequeira

Panquequeira (em inglês: pancake pan e em francês: crêpière) são panelas redondas com fundos planos, como frigideiras convencionais, mas têm lados muito mais baixos para faciliar o manuseio durante o cozimento e a utilização da espátula.

Panquequeira com cobertura antiaderente e diâmetro de 22 cm, da marca brasileira Tramontina

Muitas pessoas preferem uma panela de panqueca com um revestimento antiaderente. No entanto, as panquequeiras ou panelas de ferro quando temperadas (tratadas com óleo) tornam-se antiaderentes. Estas panelas possuem uma alta durabilidade e a maioria possui custo bem acessível.

Panquequeira em ferro fundido com diâmetro de 27 cm

Medidor – tamanho da panqueca americana

A panqueca americana tem geralmente em torno de 10 cm de diâmetro. A melhor ferramenta para medir a massa de panqueca é a xícara medidora de 1/3 que possui capacidade de 80 ml. Esta xícara pode ser substituída por uma colher de sorvete grande ou uma concha pequena. A concha convencional possui entre 150 a 200 ml de capacidade.

medidor panqueca americana
Xícara medidora de 1/3 é a melhor ferramenta para preparar as panquecas americanas no tamanho correto, em torno de 10 cm de diâmetro.
Imprimir

Panqueca Americana | Pancake

Rendimento: 12 panquecas, considere entre 2 a 3 panquecas por pessoa
Refeição Café da manhã
Cozinha Americana
Preparo 10 minutes
Cozimento 20 minutes
Tempo total 30 minutes
Serve 4 pessoas

Equipamentos necessários

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Batedeira com batedor globo ou batedor tipo fouet
  • Espátula de borracha ou espátula para peixe
  • Frigideira antiaderente ou em ferro
  • Papel toalha para untar a frigideira
  • Peneira fina
  • Tigela média (2 unidades)
  • Tigela pequena
  • Xícara medidora de 1/3 (80 ml) ou colher de sorvete

Ingredientes

  • 240 g de farinha de trigo (2 xícaras)
  • 2 ovos
  • 5 g de açúcar (1 colher de chá)
  • 30 g de manteiga sem sal (2 colheres de sopa)
  • 360 g de leitelho ou leite integral ou leite semidesnatado (360 ml | 1 1/2 xícara)
  • 5 g de baunilha (opcional) (5 ml | 1 colher de chá)
  • 5 g de fermento em pó (1 colher de chá)
  • 2 g de sal (1/2 colher de chá)
  • 14 g de óleo vegetal neutro, como canola ou girassol para untar a frigideira (16 ml | 1 colher de sopa)

Modo de preparo

  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. O leite, ovos e a manteiga devem ser retirados da geladeira pelo menos 10 minutos antes do preparo.
    Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
  • Faça a mistura com os ingredientes secos (com exceção do açúcar): Em uma tigela, adicione a farinha de trigo, fermento químico e sal. Peneire-os com uma peneira fina e repita a operação para garantir que os ingredientes secos estejam bem aerados. Reserve.
    ingredientes secos da panqueca americana
  • Faça a mistura dos ingredientes líquidos: Em uma tigela pequena, coloque o leite, baunilha e as gemas e bata até que se forme uma mistura homogênea. Em seguida, derreta a manteiga e adicione à mistura. Reserve.
    panqueca americana ingredientes
  • Bata as claras em neve (opcional): Bata as claras e o açúcar até o ponto de neve ou pico firme, quando você levanta os batedores, forma-se um pico ereto que se curva levemente. Reserve.
    claras em neve espumosas
  • Combine os ingredientes secos e líquidos (exceção das claras em neve): Adicione os ingredientes líquidos, com exceção das claras em neve, na tigela de ingredientes secos e misture cuidadosamente.
    Esta etapa é essencial para a textura da panqueca. A mistura vigorosa dos ingredientes, causará o desenvolvimento do glúten, o que tornará a massa da panqueca elástica.
    panqueca americana preparo
  • Incorpore as claras em neve: Incorpore as claras em neve, misturando delicadamente com um batedor ou fouet, como se estivesse desenhando o número 8. Desta forma, o ar se manterá na massa.
    panqueca americana preparo
  • Cozinhe um lado da panqueca americana: Aqueça uma frigideira antiaderente ou de ferro. Quando a frigideira, estiver quente, com um pedaço de papel toalha, unte com manteiga ou óleo vegetal neutro toda a superfície da frigideira. Tenha atenção para não se queimar!
    Preencha uma xícara medidora de 1/3 ou colher de sorvete com a massa de panqueca. Em seguida, coloque-a na frigideira com cuidado. A massa se espalhará sozinha.
    massa da panqueca americana na chapa
  • Cozinhe o outro lado da panqueca americana: Quando pequenas bolhas surgirem na massa da panqueca e as bordas estiverem levemente firmes, vire-a com o auxílio de uma espátula de borracha. Cozinhe-a até que o outro lado esteja dourado.
    A espátula de borracha não danificará a superfície antiaderente da frigideira.
    panqueca americana na chapa
  • Sirva a paqueca americana: Sirva com maple syrup, frutas vermelhas, banana, mel, geléia, coulis de morango, etc.
    panqueca americana com manteiga

Video

Informações adicionais

É possível substituir o leitelho pela mistura de 1 xícara de leite integral ou semidesnatado + 1 colher de sopa de suco de limão (sem água), é só deixar descansar por 10 minutos para coalhar (ou espessar).

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?