Creme de coco caseiro

creme de coco caseiro

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Creme de coco caseiro (em inglês: homemade coconut cream e em francês: crème de noix de coco fait maison) é produzido com a separação da polpa do coco seco entre a massa úmida e o líquido. Este líquido consiste em gotículas de óleo e partículas sólidas suspensas em água que são decantadas para a formação de uma camada rica de gordura, o creme de coco.

O creme de coco é utilizado como substituto para o creme de leite, principalmente por pessoas que seguem uma dieta vegana ou sem lactose ou possuem intolerância ou alergia à lactose.

Creme de coco da marca inglesa Biona (sem aditivos) e da marca Koala, comercializadas em Portugal.

Ingredientes para o creme de coco caseiro

Leite de coco

Leite de coco é um líquido branco e cremoso produzido quando a polpa do coco seco é moída e prensada com água quente. A polpa do coco possui em torno de 89% de gordura saturada.

Há diversos tipos de leite de coco que são classificados de acordo com a quantidade de gordura, tipo de tratamento térmico que lhe é conferido e utilização de aditivos, como espessantes, emulsificantes e conservantes.

Nesta receita é imprescindível a utilização de leite de coco caseiro ou leite de coco bio ou orgânico, sem aditivos. 

leite de coco caseiro
O leite de coco caseiro é excelente para o preparo do creme de coco, pois é composto apenas de água e coco

O leite de coco bio ou orgânico geralmente não possui conservantes, mas algumas marcas possuem emulsificantes naturais, como goma guar ou carragenina. Estes emulsificantes previnem a separação da água e gordura.

leite de coco bio orgânico
Leite de coco em pó bio ou orgânico da marca inglesa Biona (50% de polpa de coco, sem aditivos) e leite de coco bio da marca francesa Bjorg (59,8% de polpa de coco com espessante), comercializados em Portugal

Receita de creme de coco caseiro

creme de coco caseiro
Imprimir

Creme de coco caseiro

Rendimento: 200 g de creme de coco
Refeição Preparações de base
Preparo 12 hours 10 minutes
Tempo total 12 hours 10 minutes

Equipamentos necessários

  • Espátula de silicone
  • Colher de sopa
  • Recipiente pequeno com capacidade de 250 g

Ingredientes

  • 480 g de leite de coco biológico ou caseiro 480 g (2 xícaras | 480ml)

Modo de preparo

  • Refrige o leite de coco: Coloque a embalagem do leite de coco ou recipiente fechado com leite de coco caseiro no refrigerador por 12 horas.
    O repouso separará o líquido da camada de gordura que ficará na parte superior da embalagem. A refrigeração solidificará esta gordura e facilitará a retirada.
    creme de coco na parte superior
  • Separe o creme da água: Com o auxílio de uma colher, retire a gordura da parte superior da embalagem. Armazene em refrigeração dentro de um recipiente hermético, por no máximo 3 dias.
    A água pode ser utilizada em outras receitas, como bolos, smoothies, etc.
    creme de coco caseiro e água

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?