Sarraceno | Farinha de trigo sarraceno

Farinha de trigo sarraceno ou farinha de trigo mourisco (em francês: farine de sarrasin ou farine de blé noir e em inglês: buckwheat flour) é uma farinha preparada com uma planta originária da região central da Ásia que pertence à família Polygonum, como o ruibarbo e a azedinha. Assim como o amaranto e a quinoa, o trigo sarraceno não é um verdadeiro cereal.

trigo sarraceno
O trigo sarraceno ou trigo mourisco é uma semente

Esta farinha não contém glúten, por isso é uma excelente opção para as pessoas celíacas ou com intolerância.

Como preparar a farinha de trigo sarraceno em casa

Embora a farinha de trigo sarraceno seja facilmente encontrada na França e Itália, é muito difícil encontrá-la no Brasil e em Portugal. Mas você pode fazer sua própria farinha em casa, moendo as sementes de trigo sarraceno no multiprocessador de alimentos ou liquidificador (potente). O trigo sarraceno é facilmente encontrados em supermercados.

Farinhas de trigo sarraceno
Farinhas de trigo sarraceno comercializadas na França
Imprimir

Farinha de trigo sarraceno

Rendimento: 500 g de farinha de trigo sarraceno
Refeição Preparações de base
Preparo 15 minutes
Tempo total 15 minutes

Equipamentos necessários

  • Balança de cozinha
  • Multiprocessador de alimentos ou liquidificador (potente)
  • Peneira fina
  • Tigela média

Ingredientes

  • 500 g trigo sarraceno

Modo de preparo

  • Selecione os grãos: Verifique se há impurezas nos grãos de trigo sarraceno.
  • Moa os grãos: Coloque os grãos no multiprocessador em 4 etapas até que se forme uma farinha bem fina. 
  • Peneire a farinha: Retire do multiprocessador e peneire a farinha numa tigela. Devolva os grãos que não passaram pela peneira para o multiprocessador até que se forme uma farinha fina.
  • Armazene a farinha: Após a moagem, é necessário manter a farinha num recipiente hermético.

Video

Como substituir a farinha de trigo por farinha de trigo sarraceno

A farinha de trigo consiste principalmente de amido e é classificada pelo seu teor de proteína. O glúten é formado quando duas proteínas que estão presentes na farinha de trigo, glutenina e gliadina, absorvem água ou outro líquido. Ele é responsável pela estrutura e elasticidade da massa.

Esta farinha não é um substituto direto para a farinha de trigo, pois não possui glúten. Ela contém uma pequena quantidade de mucilagem, um carboidrato complexo capaz de absorver água o que fornece viscosidade suficiente para o preparo de massas. Por isso, funciona melhor em massas como panquecas, crepes, pães rápidos, muffins e bolos elaborados com óleo vegetal, ou seja, massas que são preparadas pelo método muffin.

Receitas clássicas com trigo sarraceno

Galette de trigo sarraceno 

Galette é um tipo de crepe salgado preparado com trigo sarraceno, tradicional na região da Bretanha, na França. A variedade mais popular, recheada com queijo emmental, presunto cozido/ fiambre e ovo, chama-se galette compléte (galette completa).

Galette de trigo sarraceno 
Galette de trigo sarraceno

Blinis

Blinis é uma receita tradicional da Rússia, onde é servida com creme azedo, quark, manteiga, caviar e outras guarnições.

Blinis
Blinis

Pancakes ou Panquecas americanas de trigo sarraceno

Pancakes ou panquecas americanas são uma massa preparada com ovos, leite e farinha de trigo ou trigo sarraceno cozidos numa superfície quente, como uma frigideira.

Pancakes ou Panquecas americanas de trigo sarraceno
Pancakes ou Panquecas americanas de trigo sarraceno

Soba

Soba é o nome japonês para trigo sarraceno, mas geralmente refere-se à massa fina ou noodles preparada com trigo sarraceno ou uma mistura de farinhas de trigo e trigo sarraceno. Esta massa é servida fria com um molho quente ou caldo quente.

Soba
Soba

Pizzoccheri

Pizzoccheri é um tipo de tagliatelle preparado na região da Lombardia, norte da Itália e no cantão de Grisons, na Suíça. A receita clássica é preparada com acelga ou couve-lombarda, batatas em cubos e queijo valtellina. O prato é servido com grana padano ou parmesão moído.

A massa do pizzoccheri é preparada com 80% de trigo sarraceno e 20% de farinha de trigo.

Pizzoccheri
Pizzoccheri

Polenta Taragna

Polenta taragna é receita tradicional da região da Lombardia, norte da Itália, onde é servida como prato principal acompanhada de frios e picles. Além disso, são adicionados queijos de montanha, como o queijos Valtellina e Fontina.

Polenta Taragna
Polenta Taragna

A receita se diferencia pela cor escura, pois é preparada com uma mistura de farinha de milho e farinha de trigo sarraceno.

Mistura de farinhas para o preparo de polenta Taragna
Mistura de farinhas de milho e trigo sarraceno para o preparo de polenta Taragna, da marca italiana Moretti.

Quer aprender mais sobre farinhas?