Eritritol

eritritol

Eritritol (em inglês = Erythritol) é um álcool de açúcar (ou poliol) que é considerado seguro como aditivo alimentar nos Estados Unidos e em grande parte do mundo. Ocorre naturalmente em algumas frutas e alimentos fermentados. O eritritol tem cerca de 60-70% da doçura da sacarose (açúcar refinado comum), mas é quase não-calórico, não afeta o açúcar no sangue, não causa cárie e é apenas parcialmente absorvido pelo organismo, esendo xcretado na urina e fezes. Tem um valor calórico de 0,2 quilocalorias por grama (95% menos que o açúcar e outros carboidratos), embora a rotulagem nutricional varie de país para país.

No nível industrial, é produzido a partir da glicose por fermentação com uma levedura, a Moniliella pollinis. 

Os efeitos colaterais conhecidos para o uso regular de eritritol são roncos de estômago, náusea e diarréia em doses mais altas (acima de 50 gramas). Raramente, o eritritol pode causar urticária alérgica.

O que é eritritol?

O eritritol pertence a uma classe de compostos chamados álcoois de açúcar. Muitos álcoois de açúcar diferentes são usados pelos produtores de alimentos. Estes incluem xilitol, sorbitol e maltitol. A maioria deles funciona como adoçantes de baixa caloria em produtos sem açúcar ou com baixo teor de açúcar.

 A maioria dos álcoois de açúcar são encontrados em pequenas quantidades na natureza, especialmente em frutas e legumes. A maneira como essas moléculas são estruturadas lhes dá a capacidade de estimular os receptores de sabor doce na língua.

O eritritol parece ser bastante diferente dos outros álcoois de açúcar. Para começar, contém muito menos calorias:

Açúcar de mesa: 4 calorias por grama

Xilitol: 2,4 calorias por grama

Eritritol: 0,24 calorias por grama

Apesar de ter apenas 6% das calorias do açúcar, ainda contém 70% da doçura.

Na produção em larga escala, o eritritol é criado quando um tipo de levedura (Moniliella pollinis) fermenta glicose a partir de milho ou amido de trigo.