Arroz integral simples

Arroz integral simples é uma receita preparada por meio de um método de cozimento sem gordura e sem temperos (exceção do sal) que produz um arroz integral extremamente soltinho. 

O método simples (em francês: riz créole e em inglês: boiling method ou pasta method) é indicado para arroz integral do tipo grão longo que será utilizado como um acompanhamento neutro ou em saladas. Também é excelente para fazer grandes quantidades de arroz, pois não é necessário medir a quantidade de água com precisão.

Arroz integral simples e pilaf

O arroz integral cozido pelo método pilaf (esquerda) ganha uma tonalidade levemente amarelada, pois os grãos são tostados. O arroz integral simples (direita) é um pouco mais claro.

Ingrediente para o arroz integral simples

Arroz integral grão longo

Arroz integral é um grão de arroz descascado, composto do endosperma, germe e farelo. Todos os tipos de arroz (classes e variedades) podem ser encontrados na versão integral, exceto o arroz selvagem.

O arroz integral possui tempo de cozimento longo, mas retém todos os nutrientes e o sabor.

Há dois principais grupos de arroz cultivados no mundo, o indica e o japonica, que se diferenciam principalmente pela composição do grão de amido. O grão de amido é formado por duas macromoléculas, a amilose e a amilopectina.

O arroz de grão longo, que pertence ao grupo indica, é constituído principalmente de amilose. A amilose não gelatiniza no cozimento, por isso estes grãos ficam soltinhos depois de cozidos.

O arroz de grão médio e o arroz de grão curto, que pertencem ao grupo japonica, são constituídos principalmente de amilopectina. A amilopectina gelatiniza no cozimento, por isso estes grãos tornam-se úmidos, cremosos e/ou pegajosos depois de cozidos. O método simples de preparo do arroz pode ser utilizado para arroz de grão médio ou curto, mas não produzirá o mesmo resultado – o arroz não ficará tão soltinho.

A gelatinização do amido é o processo no qual o amido e a água são submetidos ao calor, causando o inchamento dos grânulos de amido. Como resultado, a água é gradualmente absorvida de maneira irreversível, resultando em um gel com textura macia.

Arroz integral de grão longo da variedade agulhinha ou agulha e arroz integral de grão curto da variedade cateto, produzidos pela empresa brasileira Camil.

Utensílios 

Este arroz é cozido da mesma maneira e com o mesmo utensílio que uma massa.

Escorredor de massa com cabo da marca brasileira Hercules Mundial e conjuntos de panela para massa da marca brasileira Tramontina e da marca alemã WMF

Receita de arroz integral soltinho | método simples

Nossa receita de arroz integral soltinho utiliza o método chamado de ” pasta method”, onde o arroz é feito em água abundante e depois a água é drenada, como no preparo do macarrão. Este método produz um arroz integral bastante soltinho e tem a vantagem de ser muito fácil de se fazer, pois não é preciso colocar a quantidade exata de água no cozimento.

receita de arroz integral soltinho

Arroz Integral Soltinho | Método Simples

Rendimento: 2 a 3 pessoas, calcula-se entre 60 g a 90 g de arroz não cozido por pessoa
Preparo 5 mins
Tempo de Cozimento 20 mins
Tempo Total 25 mins
RefeiçãoAcompanhamento
Serve 2 pessoas

Equipamento

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Escorredor de massa
  • Panela média com 20 cm de diâmetro

Ingredientes
  

  • 200 g de arroz integral de grão longo, como agulhinha ou agulha ou basmati. (1 xícara)
  • 2 litros de água filtrada em temperatura ambiente (cerca de 8 xícaras)
  • Sal a gosto

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
    Não é necessário lavar o arroz integral.
  • Ferva a água: Coloque água em uma panela média para ferver. Quando a água estiver fervendo, adicione sal a gosto e espere ferver novamente.
    arroz integral
  • Cozinhe o arroz: Adicione o arroz integral na água fervendo, mexa para dispersar e cozinhe até que o arroz esteja macio, em torno de 20 minutos. 
    O tempo de cozimento varia bastante conforme o tipo de arroz integral e o fabricante, recomendamos que verifique as instruções na embalagem e prove o arroz antes de finalizar o cozimento. A embalagem do arroz utilizado nesta receita indicava o tempo de cozimento entre 18 a 22 minutos.
    cozimento do arroz integral
  • Drene a água: Quando o arroz integral estiver cozido, desligue o fogo e drene a água num escorredor de massas. Deixe o arroz descansar por 5 minutos no escorredor de massas, antes de servi-lo.
    arroz integral drenagem da água
  • Sirva o arroz: Sirva o arroz imediatamente ou refrigere por até 1 dia.
    arroz integral simples

Video

Notes

Como aumentar a quantidade desta receita?
Mantenha a proporção de água e arroz para aumentar a quantidade (dobrar, triplicar, quadruplicar, etc) e utilize uma panela maior.

Dicas para servir arroz com segurança

O arroz cru pode conter esporos, células reprodutoras com capacidade de resistir ao calor e à dessecação (retirada da umidade), da bacteria Bacillus cereus. Em temperatura ambiente, estes esporos encontram as condições ideais para se transformarem em bactérias, se multiplicarem e produzirem toxinas que provocam intoxicações alimentares.

O NKS – National Health Service, do Reino Unido preparou as recomendações abaixo para servir arroz com segurança.

  • Sirva o arroz imediatamente após o cozimento. Se isso não for possível, refrigere o arroz o mais rápido possível, no prazo máximo de 1 hora.
  • O arroz deve ser mantido em refrigeração por no máximo 1 dia.
  • O arroz deve ser reaquecido em alta temperatura, até fumegar.
  • Não reaqueça o arroz mais de uma vez.

Quer aprender mais receitas com arroz?