Feijão Azuki

Feijão azuki ou Feijão azuqui (em inglês: adzuki bean ou azuki bean e em francês: le haricot azuki) é um feijão pequeno com coloração castanho-avermelhado, usado frequentemente em pratos japoneses e chineses.

Este feijão é cultivado na Coréia e na China há pelo menos 3 mil anos, onde é valorizado por suas propriedades benéficas à saúde. Além disso, acredita-se que o feijão azuki causa menos flatulência que os demais tipos de feijão.

Feijão azuki da marca brasileira Blue Ville e da marca portuguesa Seara

Como preparar o feijão azuki?

Como a maioria das leguminosas secas, o feijão azuki precisa ser demolhado antes do cozimento. Coloque os grãos numa tigela e adicione água. Deixe os grãos de feijão azuki demolhando, em refrigeração, por no mínimo 8 horas. Serão 4 xícaras de água para demolhar 1 xícara de feijão.

O feijão azuki demolhando

Após 8 horas de demolho, retire da refrigeração, escorra a água e lave bem. Em seguida, coloque o feijão azuki numa panela de pressão com água. O feijão azuki precisa de 5 a 10 minutos de cozimento em pressão, dependendo da consistência desejada. Como os grãos deste feijão são pequenos, cozinham mais rapidamente que os demais tipos de feijão.

Após o cozimento, é possível congelar o feijão azuki por 3 meses.

Receitas clássicas com feijão azuki

O feijão azuki é geralmente utilizado em receitas doces, mas ele é um excelente substituto para o feijão preto ou feijão carioca, pois é um feijão que produz um caldo cremoso.

Pasta de feijão azuki | Anko

No vídeo abaixo, é demonstrado o processo de preparo da Anko ou pasta de feijão azuki (em inglês: red bean paste) que é utilizada em diversas sobremesas asiáticas, principalmente japonesas.

Bolo lunar 

O bolo lunar é uma receita Chinesa consumida durante um festival que ocorre no outono para observação da lua. O recheio deste bolinho é preparado com a pasta de feijão azuki.

Anpan 

O anpan é uma receita japonesa de pãozinho geralmente recheada com pasta de feijão azuki.

Dorayaki

O dorayaki é uma receita japonesa, uma espécie de panqueca recheada com pasta de feijão azuki.

Daifuku

O daifuku é uma receita japonesa doce elaborada com arroz mochi e recheada com feijão azuki.

Anmitsu

Amitsu é uma sobremesa popular no Japão que é preparada com cubos de ágar-ágar, pasta de feijão azuki e frutas variadas.

 

Zenzai

Zenzai é uma receita japonesa de sopa doce de feijão azuki com mochi, bolinho de arroz glutinoso.

Sekihan

Sekihan é uma receita japonesa de arroz glutinoso cozido com feijão azuki que é servida geralmente em celebrações, como: aniversários e casamentos. Esta receita é servida geralmente com uma mistura de sementes de gergelim e sal.

Brotos de feijão azuki

O feijão azuki é uma das variedades mais utilizadas para a produção de brotos. Estes brotos são geralmente utilizados em saladas. 

Farinha de feijão azuki

A farinha de feijãio azuki é utilizada como suplemento alimentar

Pepsi azuki

No Japão, a Pepsi produziu uma edição especial de Pepsi feijão azuki.

 

Quer aprender mais sobre culinária?