Abóboras | Tipos de abóbora

Abóbora ou Jerimum é uma fruta de pele espessa, mas utilizada como legume na culinária. A maioria das variedades é firme o suficiente para refogar ou ensopar em pedaços, mas uma vez cozida pode ser transformada em purê com uma consistência muito fina. Além disso, a sua pele dura e sua estrutura oca incentivam seu uso como recipiente comestível.

A doçura moderada da abóbora, torna-a adequada para preparações salgadas e doces, desde sopas ou acompanhamentos até tortas e custards.

Como comprar abóbora?

A abóbora precisa ser firme e pesada, este é um sinal de que a polpa é úmida e macia. Prefira comprar abóboras inteiras ou cortadas pela metade. Evite as abóboras cortadas em pedaços e sem casca que serão menos saborosas.

Como preparar a abóbora?

A abóbora é muito versátil e você pode cozinhá-la no vapor, em água, na panela de pressão ou pode assá-la ou salteá-la. Embora, o cozimento em água, faça com que a abóbora perca sabor.

A melhor maneira de prepará-las é no forno, assando em fogo baixo. Esta técnica concentra o sabor da abóbora, pois evapora a umidade e converte os carboidratos complexos em açúcares, para em seguida caramelizá-los. Você pode assar uma grande quantidade e congelar uma parte para uso posterior, em purês e sopas.

Abóboras | Tipos de abóbora

Os tipos de abóbora são conhecidos por uma grande diversidade de nomes populares que confundem a correta identificação, por este motivo agrupamos por espécie de abóbora. Cada espécie possui variedades com característivas externas muito dististas, mas polpa possui muitas similaridades.

O Cozinha Técnica preparou uma seleção dos tipos de abóbora mais comuns para que você aprenda as características básicas e saiba como usá-las nas suas receitas.

Espécie Cucurbita maxima

Esta espécie possui polpa geralmente alaranjada ou amarelada com textura firme e levemente granulosa. São ricas em amido e excelentes para cozimentos longos, como: sopas, cozidos, purês e assada no forno.

Abóbora cabotiá

Abóbora cabotiá (em inglês: kabocha squash e em francês: courge kabocha) É uma variedade japonesa que possui tamanho médio e uma casca de textura áspera e coloração verde-escura, às vezes é manchada com listras laranja ou brancas. Sua polpa possui coloração amarela-alaranjada.

A textura densa da abóbora cabotiá e seu sabor aveludado, terroso e levemente e adocicado, tornam-a ideal para preparações salgadas.

Abóbora Cabotiá

Abóbora hokkaido

Abóbora hokkaido (em inglês: red kuri squash e em francês: potimarrom ou potiron d`hokkaido) É uma variedade pequena que possui casca laranja avermelhada e formato arredondado. 

Esta abóbora é adocicada e muito saborosa, com sabor semelhante à castanha portuguesa ou marrom. Ela possui uma textura muito aveludada, após o cozimento, por isso  é muito utilizada em nhoques e risotos.

Abóbora hokkaido

No vídeo do canal Kitchen Stories, o apresentador demonstra como cortar e preparar a abóbora hokkaido. O processo é semelhante para as variedades: cabotiá, musquee de Provence e “Halloween”.

 

Espécie Cucurbita moschata

A polpa geralmente é alaranjada ou amarelada com textura levemente granulosa ou fibrosa. São abóboras com polpa mais úmida, por isso são utilizadas em receitas salgadas e doces. As variedades mais fibrosas são mais indicadas para receitas doces.

Abóbora seca ou abóbora de pescoço

Abóbora seca ou abóbora de pescoço é uma variedade brasileira de tamanho grande que possui casca verde escuro com listras alaranjadas. A polpa é de coloração alaranjada.

Esta abóbora possui sabor adocicado com textura fibrosa e úmida, por isso é muito utilizada em doces, pães e ralada em saladas.

Abóbora de pescoço ou Abóbora seca

Abóbora paulista

Abóbora paulista é uma variedade brasileira de tamanho médio que possui casca verde com listras creme. A polpa possui coloração alaranjada e  sabor adocicado. Pode ser usada de maneira semelhante à abóbora de pescoço.

Abóbora paulista

Abóbora manteiga ou butternut

Abóbora manteiga ou butternut (em inglês: butternut squash e em francês: courge butternut) possui uma casca de textura lisa e coloração amarela clara. Sua polpa possui coloração amarela-alaranjada.

Seu sabor lembra uma noz adocicada e sua textura é macia e cremosa. Esta abóbora é muito versátil e pode ser utilizada em receitas doces e salgadas, incluindo crua em saladas.

Abóbora manteiga ou Abóbora Butternut

No vídeo abaixo, da America´s Test Kitchen, o apresentador ensina como preparar e cortar a abóbora manteiga ou butternut

 

Abóbora Musquee de Provence

Abóbora Musquee de Provence (em inglês: fairytale pumpkin squash e em francês: musquee de provence) é uma variedade francesa que possui uma casca em gomos e coloração verde escura, mas se torna ocre quando madura. Sua polpa possui coloração amarela-alaranjada.

Possui um sabor é adocicado e sua textura é macia e cremosa. Esta abóbora também é muito versátil e pode ser utilizada em receitas doces e salgadas.

Abóbora Musquee de Provence

Espécie Cucurbita pepo

A polpa desta espécie pode ser branca, amarelada ou alaranjada, com textura levemente granulosa ou fibrosa ou gelatinosa

Abóbora-bolota

Abóbora-bolota (em inglês: acorn squash ou pepper squash e em francês: courge acorn) possui uma casca dura em gomos, com coloração que varia entre verde, amarelo e branco. Sua polpa possui coloração amarelada. Seu formato é semelhante à bolota, fruto do carvalho, sobreiro e azinheira.

Possui um sabor que lembra avelãs, mel e canela. Sua sua textura é fibrosa, por isso é muito utilizada em sopas ou assada no forno.

Abóbora Bolota

No vídeo abaixo, do canal Clean & Delicious, a apresentadora ensina como preparar e cortar a abóbora bolota.

Abóbora espaguete

Abóbora espaguete (em inglês: spaghetti squash e em francês: courge spaghettié uma variedade japonesa com formato oblongo e casca clara. Sua polpa é amarela pálida formada por longos filamentos que lembram um espaguete.

Esta abóbora é muito saborosa e pode ser utilizada em misturas de vegetais, gratinada, cozida em saladas ou para substituir a massa espaguete em algumas preparações.

Abóbora espaguete

No vídeo abaixo, do canal Clean & Delicious, a apresentadora ensina como preparar e cortar a abóbora spaghetti.

 

Abóbora “Halloween”

Abóbora “Halloween” (em inglês: pumpkin e em francês: citrouille) É uma variedade que possui casca e polpa alaranjada. Possui formato arredondado, mas achatado e o seu tamanho pode variar muito.

A polpa é levemente adocicada e firme, quase seca. Esta variedade pode ser um pouco fibrosa, por isso é muito utilizada em tortas e sobremesas.

Abóbora “Halloween”

No vídeo do canal , o apresentador demonstra como cavar uma abóbora Halloween. A técnica é a mesma utilizada para cavar um moranga para a receita de camarão na moranga.

 

Espécie Cucurbita ficifolia

Abóbora-chila ou Chila-caiota

Abóbora-chila ou Chila-caiota (em inglês: fig-leaf gourd ou black seed squash e em francês: courge à choucroute de cheveux d’ange) possui casca verde com manchas brancas que remete à aparência da melancia. A polpa é branca e bastante fibrosa, utilizada para fazer doces e sobremesas. As sementes são pretas e o fruto quando maduro tem a casca bastante dura.

O doce de chila é muito consumido em Portugal e na região sul do Brasil.

Abóbora-chila ou Chila-caiota

Quer aprender mais sobre legumes e ingredientes para salada?