Rabanete | Tipos de rabanete

Rabanete (em inglês: radish e em francês: radis) é um vegetal que se distingue pelo sabor fresco, picante e pela textura crocante. Há vários tipos de rabanete, por isso a aparência e o tamanho podem variar bastante.

Este vegetal é originário da região Mediterrânea e cultivado desde a Antiguidade.

Como escolher rabanete

O rabanete é mais saboroso no clima ameno, antes do calor do verão, que os torna um pouco amargos. Se você puder, compre rabanetes com as folhas, pois se as folhas estiverem saudáveis e frescas, é sinal que os rabanetes estão frescos e crocantes.

Caso você compre sem as folhas, certifique-se que os rabanetes estejam firmes e a casca inteira, sem rachaduras. Evite rabanetes muito grandes, pois são menos saborosos.

Como armazenar rabanete

Quando você chegar em casa, corte as folhas do rabanete e refrigere dentro de uma bolsa plástica.

Tipos de rabanete

Há várias variedades de rabanetes com formato pequeno e arredondado, casca de coloração que varia entre o rosa pink e o vermelho e interior claro, quase branco. O sabor pode variar do suave ao levemente picante, por isso é muito utilizado cru em saladas.

Há várias variedades de rabanete pequenos com a casca de coloração avermelhada

Rabanete flamboyant

Rabanete flamboyant (em inglês: French breakfast radish e em francês: radis flamboyant) esta variedade possui um formato alongado e uma casca de coloração vermelha com pontas brancas. O interior é claro, quase branco. Seu sabor é extremamente suave, por isso é muito utilizado cru em saladas. 

Rabanete flamboyant  

Rabanete daikon ou Nabo-japonês (em inglês: daikon radish e em francês: radis daikon) esta variedade possui uma casca e o interior de coloração brancos . Seu sabor é picante, embora seja mais leve que o rabanete negro. Ele é muito utilizado em saladas e picles.

Esta variedade de rabanete de inverno é muito utilizada na cozinha oriental, como chinesa, coreana e japonesa. No Brasil, o rabanete Daikon é conhecido como nabo-japonês.

Rabanete Daikon ou nabo-japonês é muito utilizado na cozinha oriental

Rabanete negro

Rabanete negro (em inglês: black radish ou black Spanish radish e em francês: radis noir ou gros noir d’hiverpossui uma casca de coloração que varia do marrom escuro ao preto, o interior é branco. Seu sabor  é muito picante e mais seco que as demais variedades, mesmo assim é utilizado em saladas ou grelhado.

Esta variedade de rabanete de inverno é muito consumida na França e Inglaterra.

Rabanete negro

Receitas clássicas com rabanete

Os rabanetes são geralmente consumidos crus em saladas. No entanto, eles podem ser grelhados, assados e utilizados no preparo de picles.

Rabanete grelhado

Rabanete grelhado, o processo de cozimento reduz a picância

Picles de rabanete

Picles de rabanate preparado com vinagre, açúcar e sal.

Salada Fattoush ou Fatuche

Fattoush é uma salada de pão libanesa feita com pedaços torrados de pão sirio ou pita combinado com alface, rabanete, pepino e tomates. Esta salada é geralmente temperada com melaço de romã e sumac, um tempero árabe com sabor ácido.

Salada Fattoush ou Fatuche é preparada com folhas, pepinos, rabanete e pão pita ou sírio    

Obatzda ou Obatzter

Obatzda ou Obatzter é uma receita clássica da Baviera, na Alemanha que consiste num creme de queijo servido com pão de centeio ou bretzel, rabanetes e cebolinha. Bretzel é um tipo de pão tradicional na Alemanha, Áustria e Suíça que possui o formato de um nó.

Obatzda ou Obatzter é um creme de queijo servido com cebolinha fresca, rabanete, sobre pão de centeio ou bretzel.

Muguk | Sopa de rabanete e carne coreana

Muguk é um tipo de guk (sopa), preparada com fatias de carne e rabanete fritos em óleo de gergelim. Em seguida, cozidos com água e molho de soja e pimenta preta.

Nesta receita dão utilizado os rabanetes Daikon ou Chonggak Mu, tipo de rabanete coreano que não é cultivado no Brasil e em Portugal.

  

Takuan ou Takuwan

Takuan é um picles elaborado com rabanete Daikon ou nabo-japonês, É uma preparação tradicional da cozinha oriental, principalmente da japonesa.

Takuwan ou takuan é servido no final das refeições para faciliar a digestão

Mu Kimchi 

O kimshi é uma preparação tradicional da cozinha coreana elaborada com vegetais salgados e fermentados, mais comumente repolho e Chonggak, uma variedade de rabanete coreana que não é cultivada no Brasil e em Portugal.

Chonggak é um tipo de rabanete coreado usado na preparação de Kimchi e sopas

No passado, o kimchi era tradicionalmente armazenado no subsolo em potes para se manter frio durante os meses quentes e permanecer descongelado durante os meses de inverno, período no qual era a fonte de vegetais.  

Quer aprender mais sobre ingredientes para saladas?