Abóbora cabotiá

http://cozinhatecnica.com/2014/10/abobora-kabotia/
A abóbora cabotiá ou abóbora japonesa possui gomos como a moranga, mas a casca é verde-escura e áspera. A polpa é amarelada, aveludada e pouco úmida. Possui sabor terroso e adocicado, o que a torna perfeita para pratos salgados.

Onde vai bem?

Por ser rica em amido, mantém o seu formato em preparos longos, o que a torna ideal para sopa ou cozidos. Também, combina muito bem com temperos orientais, como gengibre, óleo de gergelim e soyu.

Receitas clássicas com abóbora cabotiá

A abóbora cabotiá faz parte do tempurá de vegetais. Na Tailândia serve como recipiente para a sobremesa Fak Thong (creme com coco). É um dos ingredientes da tradicional sopa de pé de galinha da Jamaica. E na Coréia é utilizada com arroz no mingau Hobakjuk.

Como comprar e usar

Escolha uma abóbora que pareça muito pesada para seu tamanho. As abóboras pequenas são mais tenras. Casca com brilho indica que os frutos foram colhidos muito novos, não amadureceram totalmente. Os frutos podem ser mantidos por cerca de três meses após a colheita, em local fresco e seco. Para congelar, corte a abóbora em cubos ou fatias, faça o branqueamento, seque e mantenha em recipiente hermético. A cabotiá é um ingrediente versátil, pode ser assada, grelhada, cozida no vapor ou em sopas, cremes e cozidos.

Comentários

Abóbora cabotiá

| Legumes |