Panquecas americanas | Pancakes

Panquecas americanas (em inglês: pancakes) são massas finas e redondas servidas com uma cobertura doce, como: mel, maple syrup, géleias, frutas, chantilly, chocolate, etc. Nos Estados Unidos, são tradicionalmente consumidas no café da manhã.

A massa da panqueca americana é preparada com farinha de trigo ou trigo sarraceno, leite, ovos e açúcar, pelo método muffin. Este método consiste na preparação de duas misturas de ingredientes que no final são combinadas cuidadosamente para minimizar a formação de glúten. Caso seja preparada com farinha de trigo sarraceno, a massa precisa ficar em repouso para permitir que esta farinha absorva a água.

Panquequeira, a panela para panquecas

Panquequeira (em inglês: pancake pan e em francês: crêpière) são redondas com fundos planos, como frigideiras convencionais, mas têm lados muito mais baixos para faciliar o manuseio durante o cozimento e a utilização da espátula. O diâmetro grande permite a preparação de diversos tipos de panquecas, crepes, tapiocas e tortillas mexicanas em diversos tamanhos ou vários simultaneamente. 

Panquequeira com cobertura antiaderente e diâmetro de 22 cm, da marca brasileira Tramontina

Muitas pessoas preferem uma panela de panqueca com um revestimento antiaderente. No entanto, as panquequeiras ou panelas de ferro quando temperadas (tratadas com óleo) tornam-se antiaderentes. Estas panelas possuem uma alta durabilidade e a maioria possui custo bem acessível.

Panquequeira em ferro fundido com diâmetro de 27 cm

 

Frigideira para crepes em ferro com diâmetro de 27 cm, da maca francesa Le Creuset

Especialmente para as panquecas americanas ou pancakes, há frigideiras em ferro que possuem pequenos círculos no fundo. Este círculos modelam as panquecas e permitem o cozimento simultâneo.

Panquequeira em ferro com círculos que ajudam a modelar as panquecas

Há também panquequeiras com formatos especiais que são uma maneira de tornar as panquecas mais divertidas, especialmente para as crianças. 

Panquequeiras em ferro com formato de coração e carinhas.

Receita das Panquecas Americanas | Pancakes

  • 200 g de farinha de trigo ou trigo sarraceno
  • 15 g de fermento em pó
  • 30 g de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 200 ml de leite integral ou buttermilk
  • 2 ovos
  • 5 ml de essência de baunilha

Utensílios

  • 2 tigelas médias
  • 1 frigideira antiaderente ou em ferro fundido
  • 1 espátula de borracha 

Modo de preparo

Combine os ingredientes secos: farinha de trigo, fermento em pó, açúcar, sal numa tigela pequena. Reserve.

Misture os ingredientes líquidos: leite, ovos e baunilha numa tigela grande. Caso você prefira as panquecas mais fofas e altas, separe as claras das neve das gemas para batê-las em neve. Estas claras serão incorporadas somente no final da preparação. As gemas serão misturadas com os demais ingredientes líquidos.

Bata as claras em neve (etapa opcional): Bata as claras em neve em ponto de picos moles.

Combine os ingredientes secos e líquidos: Adicione os ingredientes secos na tigela de ingredientes líquidos e incorpore cuidadosamente. Por fim, incorpore delicadamente as claras em neve.

Cozinhe as panquecas: Aqueça uma frigideira antiaderente untada com manteiga suficiente para cobrir a superfície. Adicione uma porção da massa e espalhe. Quando a panqueca estiver dourada, vire com uma espátula de borracha.

Sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado e com seu acompanhamento preferido, como: frutas vermelhas, banana, mel, geléias e maple syrup.

Quer aprender mais culinária?