Cuscuz de tapioca | Bolo podre

cuscuz de tapioca

Cuscuz de tapioca ou bolo podre é uma receita brasileira de cuscuz doce (em inglês: couscous e em francês: couscous) preparada com tapioca granulada, coco ralado, açúcar, leite e/ou leite de coco, leite condensado (opcional). Esta receita também é chamada de bolo de tapioca, embora o termo “bolo” é usado para receitas assadas.

A receita de cuscuz de tapioca ou bolo podre é muito tradicional no Nordeste e Norte do Brasil, onde é servida no café da manhã, lanche da tarde e festas juninas. Além disso, este tipo de receita é excelente para pessoas celíacas ou que seguem uma dieta sem glúten.

O que é cuscuz?

Cuscuz (em inglês: Couscous) é um prato originário do norte da África que consiste em grânulos de cereais, geralmente trigo ou milho painço (em inglês: millet e em francês: millet) ou sorgo (em inglês: sorghum e em francês: sorgho), cozidos no vapor, geralmente do cozimento de legumes e/ou carne. Esta receita é geralmente preparada uma cuscuzeira (em inglês: food steamer e em francês: le couscoussier ou la couscoussière). 

Há também versões doces que são preparadas com canela, raspas de limão e/ou laranja, manteiga, passas, castanhas e creme de leite ou natas.

cuscuz com mel, passas e raspas de limão
Cuscuz de trigo durum com mel, passas e raspas de limão

No Brasil, o cuscuz salgado é geralmente preparado com milho, mas as receitas variam bastante de acordo com a região do país.

Ingredientes para a receita de Cuscuz de tapioca ou Bolo podre

Tapioca granulada | Sagu de tapioca

Tapioca é a fécula ou amido extraído da mandioca ou aipim ou macaxeira, raiz originária da América do Sul que possui casca escura e polpa clara e a tapioca granulada são pequenos grãos irregulares formados a partir de grânulos de amido pré-gelatinizados, com tamanho que varia entre 1 mm a 3mm.

O grânulo de amido em seu estado natural tem capacidade limitada de absorver água fria (ou leite que é composto de 80% de água). O amido pré-gelatinizado é o amido que passou por um processo de cozimento até a gelatinização completa e secagem. Estes amidos possuem capacidade de absorção, solubilidade e dispersão em água fria aumentados.

Tapioca granulada
Tapioca granulada da marca portuguesa Globo e da marca brasileira Yoki

Sagu de tapioca | Pérolas de tapioca

Sagu de tapioca (em inglês: tapioca pearls ou tapioca balls e em francês: billes de tapioca ou perles de tapioca) são pequenas esferas formadas a partir de grânulos de amido pré-gelatinizados, com tamanho que varia entre 1 a 6mm de diâmetro. Este produto com diâmetro até 3mm, pode ser utilizado para substituir a tapioca granulada.

sagu de tapioca
Sagu de tapioca ou sagu de mandioca das marcas brasileiras Yoki e Hikari

Leite de coco

Leite de coco (em inglês: coconut milk e em francês: lait de noix de coco) é um líquido branco e cremoso produzido quando a polpa do coco seco é moída e prensada com água quente. Há diversos tipos de leite de coco que são classificados de acordo com a quantidade de gordura, tipo de tratamento térmico que lhe é conferido e utilização de aditivos, como espessantes e conservantes.

Aprenda como preparar leite de coco caseiro>

leite de coco
Leite de coco convencional da marca brasileira Ducoco e leite de coco bio ou orgânico das marcas francesa Bjorg e inglesa Biona, comercializadas em Portugal.
cuscuz de tapioca
Imprimir

Receita de cuscuz de tapioca ou bolo podre

Rendimento: 1 kg
Preparo 20 minutes
Tempo total 6 hours 40 minutes
Serve 10 pessoas (em média 100g de bolo por pessoas)

Equipamentos necessários

  • Balança ou medidores
  • Fouet ou espátula de borracha
  • 1 tigela grande
  • Forma tubo ou forma de pudim com 18 cm de diâmetro

Ingredientes

  • 250 g tapioca granulada 1 xícara + 2/3 de xícara
  • 100 g açúcar 2/4 de xícara
  • 500 g leite  2 xícaras | 500ml
  • 100 g leite de coco 2/4 de xícara | 100ml
  • 100 g coco ralado 1 xícara

Modo de preparo

  • Hidrate a tapioca granulada: Numa tigela grande, misture a tapioca granulada e a metade do coco ralado. Em seguida, adicione o leite e deixe a mistura repousar por 20 minutos. Caso a sua tapioca granulada não seja completamente pré-gelatinizada, pois há produtos com 60% de pré-gelatinização, utilize leite quente, temperatura entre 70°C a 80°C.
  • Adicione os demais ingredientes: Retire a mistura de tapioca granulada, coco ralado e leite da refrigeração e adicione o açúcar e o leite de coco. Misture até que todo o açúcar tenha se dissolvido. Em seguida, refrigere por 2 horas.
  • Refrigere: Coloque a massa na forma previamente untada com manteiga e leve para refrigerar por 4 horas.
  • Cubra com coco ralado: Após a refrigeração, desenforme e cubra com o restante do coco ralado.
  • Sirva as fatias do cuscuz de tapioca com leite condensado ou leite de coco açúcarado ou baba de moça.

Quer aprender mais receitas de festa junina?