Cuscuz de tapioca/bolo podre é uma receita brasileira de cuscuz doce preparada com tapioca granulada, coco ralado, açúcar, leite e leite de coco. Esta receita também é chamada de bolo de tapioca, embora o termo “bolo” seja usado para receitas assadas.
A receita de cuscuz de tapioca/bolo podre é muito tradicional no Nordeste e Norte do Brasil, onde é servida no café da manhã, lanche da tarde e festas juninas, geralmente com leite condensado ou baba de moça.
Ingredientes para o cuscuz de tapioca/bolo podre
Tapioca granulada | Sagu de tapioca
Tapioca é a fécula ou amido extraído da mandioca/ aipim/ macaxeira. A tapioca granulada são pequenos grãos irregulares formados a partir de grânulos de amido pré-gelatinizados, com tamanho que varia entre 1 mm a 3 mm.
O grânulo de amido em seu estado natural tem capacidade limitada de absorver água fria (ou leite que é composto de 80% de água). O amido pré-gelatinizado é o amido que passou por um processo de cozimento até a gelatinização completa e secagem. Estes amidos possuem capacidade de absorção, solubilidade e dispersão em água fria aumentados.
Tapioca granulada da marca portuguesa Globo e da marca brasileira Yoki
Sagu de tapioca | Pérolas de tapioca
Sagu de tapioca (em inglês: tapioca pearls ou tapioca balls e em francês: billes de tapioca ou perles de tapioca) são pequenas esferas formadas a partir de grânulos de amido pré-gelatinizados, com tamanho que varia entre 1 a 6 mm de diâmetro. Este produto com diâmetro até 3 mm, pode ser utilizado para substituir a tapioca granulada.
Sagu de tapioca ou sagu de mandioca das marcas brasileiras Yoki e Hikari
Leite de coco
Leite de coco é um líquido branco e cremoso produzido quando a polpa do coco seco é moída e prensada com água quente. Há diversos tipos de leite de coco que são classificados de acordo com a quantidade de gordura, tipo de tratamento térmico que lhe é conferido e utilização de aditivos, como espessantes e conservantes.
Nesta receita, é possível utilizar todos os tipos de leite de coco, inclusive o leite de coco caseiro.


Cuscuz de tapioca | Bolo podre
Equipamento
- Balança de cozinha (opcional)
- Fouet ou espátula de borracha
- Tigela grande
- Forma tubo ou forma de pudim com 18 cm de diâmetro
Ingredientes
- 250 g de tapioca granulada (1 xícara + 2/3 de xícara)
- 100 g de açúcar (1/2 xícara)
- 500 g de leite ( 2 xícaras | 500ml)
- 100 g de leite de coco (1/2 xícara | 100ml)
- 100 g de coco ralado (1 xícara)
Para untar a forma
- 15 g de manteiga ( 1 colher de sopa)
Instruções de Preparo
- Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Aqueça o leite sem ferver, entre 70°C a 80°C (cerca de 4 minutos no microondas em uma jarra de vidro). Como não há uma padronização no grau de pré-gelatinização da tapioca granulada, recomendamos a utilização do leite quente.
- Prepare a forma: Unte a forma com manteiga. Reserve.
- Hidrate a tapioca granulada: Em uma tigela grande, misture a tapioca granulada, o açúcar e 50 gramas de coco ralado. Em seguida, adicione o leite quente e deixe a mistura repousar por 5 minutos, ou até que o leite tenha sido totalmente absorvido.
- Adicione o leite de coco: Adicione o leite de coco na mistura de tapioca granulada. Misture bem.
- Refrigere: Coloque a massa na forma previamente untada com manteiga e leve para refrigerar por 4 horas.
- Cubra com coco ralado: Após a refrigeração, desenforme e cubra com o restante do coco ralado.
- Sirva as fatias do cuscuz de tapioca com leite condensado ou leite de coco açúcarado ou baba de moça.
Quer aprender mais receitas de festa junina?
- Receita de Bolo de fubá
- Receita de Bolo de aipim | Bolo de mandioca | Bolo de macaxeira
- Receita de Arroz doce
- Receita de Bolo de milho cremoso | Bolo pamonha
- Veja nosso Curso de Bolos grátis!