Muito sal! E agora?

http://cozinhatecnica.com/2015/05/muito-sal-e-agora/
Quantas vezes nós delicadamente adicionamos sal na preparação de um prato e salgamos um pouco mais... E um pouquinho mais... E então, oops! De repente, o nosso prato parece água do mar. E agora? Infelizmente, não é possível retirar o sal, mas existem algumas maneiras de tentar salvar o prato, como:
  • Diluição: O método mais fácil é diluir o sal adicionando mais ingredientes na receita. Se for uma sopa ou cozido, podemos adicionar mais água ou caldo.
  • Adição de amido: Ingredientes ricos em amido, como macarrão e arroz irão absorver parte do líquido salgado. Lembrem-se que o líquido remanescente ainda permanecerá salgado.
  • Distraia a língua: Você pode mascarar o sabor levemente em excesso adicionando outro tempero. Ácidos como vinagre ou suco de limão ou uma pequena quantidade de açúcar podem mascarar o gosto salgado. Esse recurso é útil quando precisamos mascarar outros sabores levemente em excesso, como muito doce ou ácido.
Se a sua comida estiver.. Adicione Exemplos
Muito salgada Um ácido ou doce Vinagre, suco de limão, tomate em lata (sem sal), açúcar, mel ou xarope de bordo.
Muito doce Um ácido ou um tempero Vinagre, ervas frescas ou  pimenta, como: a pimenta cayenne.Em sobremesas: um pouco de licor ou café.
Muito apimentada ou ácida Uma gordura ou doce Manteiga, creme de leite, sour cream, queijo, óleo de oliva, açúcar, mel ou xarope de bordo.
  Vídeo da revista Finecooking que demonstra a técnica de utilizar pedaços grandes de batata (descascada) para absorver o sal do seu prato. Eles recomendam colocar a batata no fundo do prato, pois é no lá que há maior acúmulo de sal. De qualquer forma, a melhor prática é sempre ter uma mão leve durante o processo de cozimento e ajustar os sabores antes de servir, principalmente em pratos com cozimento longo. Aprenda mais dicas culinárias em nosso Curso de Gastronomia Grátis.

Comentários

Muito sal! E agora?