Açúcar baunilhado

Açúcar baunilhado é um ingrediente preparado com açúcar granulado branco ou demerara e a fava da baunilha moída. É uma excelente maneira de reaproveitar a fava da baunilha, após a extração das sementes.

Este açúcar será moido finamente, por isso sua dissolução será rápida, sendo indicado para bolos (exceto método cremoso), biscoitos, merengues, cremes, mousses e sorvetes. Também é ótimo para compotas, geleias e adoçar bebidas frias.

Açúcar baunilhado industrializado

O açúcar baunilhado industrializado é preparado com açúcar refinado ou açúcar de confeiteiro aromatizado com extrato de baunilha.

Este açúcar é excelente para aromatizar sobremesas, polvilhar sobre frutas frescas, torradas, bolinhos, biscoitos, cereais. Também pode ser adicionado em bebidas, como chá, café, cappuccino e chocolate quente ou frio.

 

Açúcar baunilhado industrializado das marcas americanas Lorann e Nielsen-Massey

Ingredientes para o açúcar baunilhado

Pó de baunilha natural

O pó é preparado com a fava moída sem os grãos da baunilha. Esta versão é excelente para receitas assadas, pois consegue manter o aroma mesmo submetida ao calor do forno. Além disso, possui a vantagem de não adicionar líquido e açúcar nas receitas.

baunilha-favas
Favas de baunilha

 

 

baunilha em po
Fava de baunilha em pó da marca neozelandesa Heilala e da marca americana Vanilla Bean Kings

A baunilha em pó industrializada pode também ser preparada com a essência de baunilha e maltodextrina que transforma alimentos líquidos em pastas ou em pós que derretem na boca. Esta versão não deve ser utilizada no preparo do açúcar baunilhado.

A baunilha em pó industrializada preparada com essência de baunilha e maltodextrina, da marca americana Nielsen-Massey e da marca espanhola Vahiné

Açúcar branco | açúcar granulado | açúcar refinado

Açúcar granulado ou açúcar branco ou açúcar refinado é o açúcar refinado com grãos pequenos, em torno de 0,5 mm de diâmetro, no qual todo o melaço foi retirado, seu teor de sacarose é de 99,9%.

açúcar refinado
Açúcar branco da marca brasileira União e da marca portuguesa Sidul

Açúcar demerara

Açúcar demerara é um açúcar parcialmente refinado, com uma textura crocante devido aos grandes cristais e uma coloração que varia entre o castanho claro e o dourado. Seu sabor é suave e levemente caramelado, pois contém menos melaço que o açúcar mascavo.

Açúcar demerara da marca brasileira Mãe Terra e da marca inglesa Whitworths, comercializada em Portugal

acucar-baunilhado

Açúcar baunilhado

Rendimento: 50 g de açúcar baunilhado
Preparo 5 mins
Tempo Total 5 mins
RefeiçãoPreparações de base, Sobremesas

Equipamento

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Moedor de temperos ou liquidificador
  • Recipiente hermético para armazenamento do açúcar baunilhado

Ingredientes
  

  • 50 g de açúcar granulado branco ou demerara (1/4 de xícara)
  • 2 g de fava de baunilha (1 unidade)

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
  • Moa os ingredientes: Em um moedor de temperos ou multiprocessador pequeno, moa a fava de baunilha e o açúcar branco ou demerara até que se forme um pó fino, como o açúcar de confeiteiro.
    acucar baunilhado
  • Armazene os ingredientes: O açúcar baunilhado deve ser mantido em recipiente hermético, por no máximo 3 meses.

Video

Notes

A receita de açúcar baunilhado pode ser dobrada, triplicada, etc.

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?