Fumaça Líquida

fumaça líquida

Fumaça líquida é um líquido que tem gosto de fumaça. É usado como um substituto para a defumação com fumaça de madeira, mantendo um sabor semelhante. Pode ser usado para dar sabor a qualquer carne ou vegetal.

Geralmente a fumaça líquida é produzida através da concentração da fumaça da madeira, mas também pode conter vários outros aditivos alimentares.

A fumaça do processo de defumação tem propriedades naturais capazes de matar bactérias, mantendo os alimentos comestíveis por mais tempo. Essa é provavelmente a razão principal da adoção inicial da defumação pelos nossos ancestrais. A fumaça líquida tem algumas das mesmas propriedades bactericidas da fumaça real, mas sua utilização principal é como um realçador de sabor, um tempero.

Boa parte dos produtos industrializados vendidos como “defumados” ou com “sabor defumado” (bacon, queijos, etc) são na verdade produtos que tem entre seus ingredientes a fumaça líquida. A lista de ingredientes provavelmente listará um “aromatizante de aroma natural de fumaça“. Pouco produtos industrializados passam por um processo real de defumação, por ser mais demorado e mais oneroso. 

Como usar a fumaça líquida?

 

 

Fumaça líquida faz mal à saúde?

A fumaça líquida é tão segura quanto qualquer processo de defumação, talvez um pouco mais segura. Há um risco muito pequeno, mas real, de câncer. Isso ocorre porque a fumaça, não importa a fonte, contém alguns produtos químicos que podem causar câncer, segundo pesquisas realizadas pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

Os fabricantes modernos de fumaça líquida supostamente filtram a maior parte das substâncias cancerígenas encontradas na fumaça, e geralmente é considerado seguro usar fumaça líquida com moderação.  O sabor da fumaça líquida é tão intenso que o produto realmente só deve ser usado em quantidades bem pequenas.

É possível fazer fumaça líquida caseira, mas não recomendamos que seja feita, já que o produto final não passará por um processo de filtração tão bom quanto o processo industrial de produção de fumaça líquida.