Noz-moscada

noz-moscada

Noz-moscada é uma especiaria muito aromática, utilizada tanto em pratos doces quanto em pratos salgados. É um tempero bastante intenso com um aroma forte e distinto. Tem um sabor amendoado, adocicado e quente. Algumas pessoas mais sensíveis a pimentas podem achar também que é um pouco picante.

Normalmente este tempero é associado a pratos doces e condimentados, tais como biscoitos, bolos de especiarias, pudins, tortas e custards.

A noz-moscada também combina bem com muitos queijos, tornando-se um ingrediente comum em molhos e suflês de queijo. É um tempero comumente utilizado na preparação do molho béchamel.

Este tempero também complementa pratos de ovos, bem como vegetais como espinafre, berinjela, brócolis, cebola e repolho. Pratos de cordeiro do Oriente Médio, mortadela italiana e haggis escoceses são todos temperados com este tempero aromático também.

Nos Estados Unidos é utilizado na preparação do eggnog e de vinhos quentes durante o inverno.

Pratos tradicionais com noz-moscada

O molho béchamel é frequentemente temperado com noz-moscada.

bechamel com noz-moscada

Eggnog, uma bebida comum nos EUA durante os feriados de final de ano, é feita tradicionalmente com leite ou nata, açúcar, ovos crus, bebidas destiladas (brandy, rum ou whisky) e é temperada com baunilha ou noz-moscada e às vezes com cravos.

eggnog

Na Itália, o tortellini é usualmente recheado com uma mistura de carne (lombo de porco, presunto cru, mortadela), queijo Parmigiano Reggiano, ovo e noz-moscada. É tradicionalmente servido em caldo de galinha (brodo).

tortellini in brodo

Como comprar e armazenar a noz-moscada

Noz-moscada pode ser comprada em duas formas: inteiras ou moídas. A noz-moscada moída, embora conveniente, tende a perder seu sabor e aroma rapidamente. Por esta razão, a noz-moscada moída é geralmente vendida em quantidades muito pequenas.

Noz-moscada inteira é aproximadamente do tamanho de uma semente de damasco e tem uma vida útil indefinida. Para usar a noz-moscada inteira, deve-se usar um zester ou um ralador de noz-moscada para raspar uma pequena porção da semente. Por ter um aroma tão forte, apenas uma pequena quantidade é necessária para dar uma grande quantidade de sabor ao prato.

A noz-moscada ralada deve idealmente ser adicionada no final do processo de cozimento, uma vez que o calor diminui seu sabor.

Substitutos para a noz-moscada

Macis: é semelhante em sabor a noz-moscada, porque é uma parte do mesmo tempero e vem da mesma árvore. Mace é a membrana que reveste a semente da noz-moscada. Você pode substituir a noz-moscada em uma receita usando a mesma quantidade de macis.

Canela: apesar de ter um sabor um pouco diferente, ambos os temperos são muito perfumados e amadeirados e a canela pode ser um bom substituto para a noz-moscada, particularmente em sobremesas. A canela tem um sabor mais forte e pungente do que a noz-moscada e, portanto, é recomendável que você use menos do que noz-moscada. Utilize cerca da metade do que você utilizaria de noz-moscada em uma receita.

Garam masala: esta mistura de especiarias é usada em toda a Índia e Paquistão, bem como em cozinhas de vários outros países do sul da Ásia. As especiarias usadas para fazer o garam masala variam dependendo da região, mas a maioria das misturas inclui pimenta, canela e cominho, juntamente com noz-moscada e macis. O fato de conter noz-moscada e dois substitutos aceitáveis da noz-moscada torna essa mistura um bom substituto.

Benefícios e riscos da noz-moscada

No século 19, a noz-moscada era considerada abortiva, o que levou a numerosos casos registrados de intoxicação por noz-moscada. Embora usado como um tratamento popular para outras doenças, a noz-moscada não tem valor medicinal comprovado. 

Em quantidades que excedem o seu uso habitual como tempero, a noz-moscada pode interagir com drogas ansiolíticas, produzir reações alérgicas, causar dermatite de contato, ou evocar episódios agudos de psicose. Comer 5-20 gramas de pó de noz-moscada (1-3 sementes inteiras) pode causar psicose.

Quer saber mais sobre temperos?