Semente de coentro

semente de coentro

As sementes de coentro são especialmente conhecidas por seu uso em alimentos indianos e latino-americanos, mas também podem ser encontradas em várias cozinhas asiáticas e do Oriente Médio.

A semente de coentro moída, por vezes, aparece como uma das especiarias em populares misturas americanas de temperos para carnes (chamadas de dry rubs). É por exemplo, um dos ingredientes do dry rub utilizado no pastrami de Nova York.

Em inglês, as folhas e caule do coentro são normalmente chamadas de cilantro, enquanto a semente é chamada de coriander seed e a planta inteira de coriander.

Ao contrário do sabor marcante das folhas de coentro, o sabor suave das semente é ligeiramente cítrico e adocicado. Tostado a seco, o tempero adquire um aroma floral mais robusto à medida que os óleos voláteis são liberados pelas sementes.

A semente de coentro é listada como um dos ingredientes originais da fórmula secreta da Coca-Cola.

Como usar as sementes de coentro?

Semente de coentro tem um sabor relativamente suave, o que significa que você pode usar muito antes de começar a se sobrepor ao sabor de outros ingredientes.

O calor ajuda a extrair os óleos voláteis responsáveis pelo sabor das sementes de coentro – toste a seco ou frite as sementes em óleo para acentuar o sabor das sementes até que as sementes escureçam bem.

Para torrar sementes de coentro, basta aquecê-las em uma frigideira seca antes de triturá-las. Ao fritar as sementes em óleo, seu sabor será infundido ao óleo, que poderá então ser utilizado em seu prato. Tanto a torra quanto a fritura são métodos muito utilizados na cozinha indiana (também são técnicas utilizadas para a canela e o cominho).

Semente de coentro não é uma especiaria que normalmente seja usada sozinha – cominho é seu principal acompanhante. Tanto a semente de coentro quanto o cominho são utilizados na mistura indiana de especiarias chamada garam masala.

Onde usar as sementes de coentro?

O leve sabor agridoce das sementes de coentro torna esta especiaria adequada tanto para pratos doces quanto salgados.

Tanto a semente de coentro quanto as folhas são ingredientes tradicionais do falafel, bolinho de grão de bico típico do Oriente Médio.

falafel

Pickles são muitas vezes aromatizados com sementes de coentro, que adicionam um sabor levemente ácido à receita.

pickles com semente de coentro

Um dos usos mais comuns de coentro é em pó de curry caseiro (particularmente no garam masala), bem como sopas indianas, ensopados e vários pratos de curry.

curry caril

Como comprar sementes de coentro?

Assim como outras especiarias, é sempre melhor comprar as sementes inteiras ao invés de moídas. Assim, você poderá moê-las apenas quando forem utilizadas em um prato. Isso garante que você obtenha todo o sabor das semenetes de coentro ao mesmo tempo em que prolonga a sua vida útil.

Se a sua única opção é comprar sementes moídas, compre apenas o quanto precisar para o seu prato. Como as sementes trituradas perdem mais rapidamente a pungência, você não quer mantê-las em seu gabinete de especiarias indefinidamente.

Como armazenar as sementes de coentro?

Para maximizar a vida útil das sementes de coentro, mantenha-as longe da luz e da umidade. Guarde-as em um recipiente hermético em um armário escuro.

Quando são armazenados corretamente, as sementes de coentro em pó podem durar um ano ou mais. Sementes de coentro inteiras podem durar vários anos.