Alho Assado

alho assado

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Assar o alho faz com que ele fique bastante cremoso, com um gosto muito mais suave e adocicado, graças à reação de Maillard. Fica perfeito para passar em um pedaço de pão, para colocar no recheio da pizza, amassado em um molho para saladas ou para acompanhar legumes e carnes assadas ou grelhadas.

Caso queira temperar o alho ou fazer uma pasta de alho assado, experimente temperá-lo com folhas frescas de tomilho ou alecrim fresco picado.

Receita de alho assado

Alho assado é uma receita bastante simples, e pode ser feito com cabeças de alho inteiras ou com os dentes de alho em separado. Utilizar cabeças de alho inteiras é uma boa forma de apresentar o alho assado, mas há o desperdício de cerca de 1/3 do alho. Assar os alhos em separado permite reduzir o desperdício a zero.

Faça sempre em pequenas quantidades, pois o alho é um alimento de baixa acidez e pode ser contaminado com a bactéria que causa o botulismo, principalmente quando conservado em óleo.

Na receita abaixo e no vídeo mostramos como fazer o alho assado das duas formas.

Visite nossa página no YouTube para ver este e outros vídeos. Inscreva-se em nosso canal.

alho assado
Imprimir

Alho Assado

Alho assado até que fique cremoso e adocicado. Perfeito para passar no pão, usar em molhos para salada e como acompanhamento de carne assada ou grelhada.
Refeição Acompanhamento
Cozinha Todas
Tempo total 40 minutes
Serve 2 cabeças de alho

Equipamentos necessários

  • Papel alumínio

Ingredientes

  • 2 cabeças de alho (mas faça quantas cabeças quiser)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo

Assar a cabeça de alho inteira

  • Preaqueça o forno a 200 graus Celsius
  • Com um faca de serra, corte cerca de 1/3 da cabeça de alho, expondo seu interior
  • Coloque a cabeça dentro de um pedaço grande de papel alumínio e regue com uma colher de sopa de azeite de oliva; embrulhe bem
  • Leve ao forno por cerca de 50 minutos. Se quiser um pouco mais dourado, deixe por 10 minutos a mais

Assar os dentes de alho em separado

  • Retire os dentes de alho da cabeça de alho, retire a casca mais externa das cabeças de alho mas deixe a pele dos dentes
  • Preaqueça o forno a 200 graus Celsius
  • Corte a parte do dente que liga o dente de alho à cabeça de alho; isso fará com que seja muito mais fácil descascar o alho assado
  • Coloque os dentes dentro de um pedaço grande de papel alumínio e regue com uma colher de sopa de azeite de oliva; embrulhe bem
  • Leve ao forno por cerca de 40 minutos. Se quiser um pouco mais dourado, deixe por 10 minutos a mais

Video

Informações adicionais

  • Refrigere o alho assado em azeite por no máximo uma semana ou congele por até 1 mês
  • Caso o alho seja muito seco, experimente cozinhá-lo por 10 minutos em leite. Corte as pontinhas de cada dente e mergulhe-os no leite. Leve para ferve levemente por 10 minutos antes de colocá-los para assar

Cuidados ao armazenar o alho assado

É importante tomar cuidado extremo ao preparar óleos aromatizados com alho ou ao armazenar alho em óleo – isso inclui o alho assado.

Não armazene alho (cru ou assado) no óleo à temperatura ambiente. Alho é um alimento com baixa acidez e as misturas de alho em óleo armazenadas à temperatura ambiente fornecem condições perfeitas para o crescimento da bactéria Clostridium botulism, que causa botulismo (baixa acidez, sem oxigênio livre no óleo e temperaturas quentes). O mesmo risco existe para o alho assado armazenado em óleo.

Faça o alho assado sempre em pequenas quantidades e mantenha-o sempre refrigerado ou congelado. Utilize-o o quanto antes para evitar riscos à sua saúde.

Quer saber mais sobre temperos?