Limão | Tipos de limão

Limão é uma fruta cítrica muito versátil e disponível durante todo o ano, embora esteja no auge no inverno. O tamanho, coloração e textura da casca podem variar bastante, dependendo da espécie e da variedade.

Originária do sul da Ásia, esta fruta é consumida desde Antiguidade.

O limão possui um sumo refrescante que pode ser extraído facilmente e uma casca extremamente aromática e rica em pectina, um carboidrato solúvel que é utilizado como agente de endurecimento em compotas e geleias.

Como comprar limão?

Procure frutas que pareçam pesadas, com casca de cor viva e sem manchas. A fruta não deve ser excessivamente firme e deve ceder quando a pele é pressionada, este é um sinal que o limão produzirá mais suco.

Os limões-sicilianos são geralmente colhidos verdes e mantidos em condições controladas por várias semanas, onde a pele amarela se desenvolve. 

Como conservar o limão?

Os limões devem ser armazenados em local fresco ou sob refrigeração. É aconselhável lavá-los e limpá-los antes da utilização. 

As raspas de limão podem ser congeladas num saco tipo zip por até três semanas. Elas irão perder um pouco da cor, mas irão funcionará bem em receitas cozidas ou assadas.

No vídeo abaixo, do canal Everyday Food, o chef Thomas Joseph ensina como retirar a casca do limão, evitando a parte branca que proporciona um sabor amargo. O vídeo tem duração de 1 minuto.

Os limões também podem ser conservados em salmoura ou fermentados por bactérias.

A conserva de limão é um condimento tradicional do norte da África

Tipos de limão

Há duas espécies de frutas cítricas que são chamadas popularmente de limão no Brasil: Limão e a Lima ácida. O limão-taiti que é o tipo mais vendido no Brasil, pertence à espécie das limas ácida.

Limão-siciliano ou limão amarelo

Limão-siciliano (em inglês: lemon e em francês: citron) é uma fruta que pertence à família Citrus limon. Este limão possui casca amarela e espessa, seu aroma é delicado e sua polpa é suculenta. O limão-siciliano possui teor de acidez em torno de 5%.

Este tipo de limão é muito versátil e pode ser usado em bebidas, condimentos, como: o lemon peppergremolata e conservas. Além de sobremesas, como: torta de limão, mousse de limão, lemon curd, arroz doce, cheesecake clássico e etc.  

 

Limão-siciliano ou limão amarelo

O limão italiano da Costa Amalfitana ou Limone Costa d´Amalfi IGP é considerado o melhor limão do mundo.

Limão da Costa Amalfitana, na Itália

Limão-Meyer

O limão-Meyer (em inglês: lemon meyer e em francês: citron meyer) é uma fruta originária da China que pertence à família Citrus meyeri. Este limão de casca amarela e formato redondo, possui menos acidez que o limão-siciliano, por isso é muito apreciado em sobremesas no Estados Unidos. 

Diferença entre o limão-Meyer e o limão-siciliano

Limão-taiti ou lima ácida taiti

Limão-taiti ou limão-tahiti ou lima ácida taiti (em inglês: lime ou persian lime or tahiti lime e em francês: citron vert) é uma fruta que pertence à família Citrus latifolia. Esta fruta é erroneamente chamada de limão no Brasil, embora em Portugal seja chamada corretamente de lima.

Este limão é menor que o limão-siciliano, sua casca é fina e verde, sua polpa é suculenta e muito ácida. O teor de acidez da lima ácida tahiti chega a 8%, por isso ser usado em sobremesas e bebidas resfrecantes, como sorvete de limão e caipirinha. Além de molhos e condimentos para peixes, principalmente o ceviche.

Limão-taiti ou lima ácida taiti

Limão-cravo ou limão-rosa

Limão-cravo (em inglês: mandarin lime ou rangpur lime e em francês: limonette) é uma fruta que pertence à família Citrus limonia. Esta fruta tem diferentes nomes no Brasil, como: limão-rosa, limão-cavalo, limão-égua, limão-francês, limão-capeta, limão-china, limão-vinagre e limão tambaqui. 

Este limão de aroma floral pode ser usado em molhos, bebidas e sobremesas substituindo o limão-taiti ou limão-siciliano.

Limão-cravo ou limão-rosa
 

Limão-galego 

Limão-galego (em inglês: key lime ou Mexican key lime e em francês: limettier mexicain ou citron gallet) é uma fruta originária da Ásia que pertence à família Citrus aurantiifolia. Esta lima de tamanho pequeno possui uma casca fina e verde, que se torna amarela quando amadurece. 

Este limão de sabor muito ácido pode ser usado em molhos e bebidas substituindo o limão-taiti.

 
Limão-galego

Cobawa ou lima-kaffir

A lima-kaffir ou (em inglês: Kaffir lime e em francês: citron Kaffir) é uma fruta que pertence à família Citrus hystrix. Esta lima é colhida verde, mas torna-se amarela quando amadurece. Seu formato é pequeno e sua casca é rugosa. 

As folhas e a casca da lima-kaffir são muito utilizadas na cozinha oriental, como ingrediente aromatizante, principalmente na Tailândia, Vietnã ou Vietname, Indonésia, Laos e etc.

Lima-kaffir ou Cobawa

No vídeo abaixo, do canal Kitchen Conundrums, o chef Thomas Joseph fala sobre frutas cítricas, incluindo alguns tipos de limão, como: limão-siciliano (lemon), limão-Meyer, limão ou lima ácida taiti (persian) e limão-galego (key lime). O vídeo tem duração de 7 minutos.

 

Quer aprender mais sobre legumes e ingredientes para salada?