Banana | Tipos de banana

Banana (em inglês: banana e em francês: banane) é uma fruta com formato alongando e polpa rica em amido, geralmente adocicada. Há vários tipos de banana que variam em tamanho, coloração da casca e textura da polpa.

As bananas e as bananas da terra ou plátanos são frutas climatéricas, ou seja, armazenam sua energia como amido e convertem parte ou a maior parte desse amido em açúcar durante o amadurecimento. As bananas verdes possuem em torno de 70% a 80% de amido, mas durante o amadurecimento o amido é convertido em açúcar, restando apenas 1%.

A banana geralmente possui 20% de açúcar, sendo inferior apenas  as tâmaras, as bananas da terra ou plátanos possuem em torno de 6% de açúcar. 

Como escolher e armazenar banana ?

As bananas continuam a amadurecer depois que você as compra, então se você não for usá-las por alguns dias, é bom comprar bananas verdes e armazená-las à temperatura ambiente. As bananas de sobremesa possuem cinco estágios de amadurecimento: 

  • Verde
  • Amarela com manchas verdes
  • Amarela
  • Amarela com manchas marrom 
  • Marrom ou castanha

Se você precisar amadurecer bananas rapidamente, coloque-as num saco de papel por alguns dias. O saco reterá o gás etileno produzido pela fruta e acelerará o amadurecimento.

Bananas que desenvolveram manchas castanhas são as mais doces, mas logo se tornam maduras demais, então use-as em rapidamente ou refrigere-as para retardar o amadurecimento. Você também pode congelá-las num saco plástico ou embalagem hermética.

Tipos de banana

Há vários tipos de banana, sendo que cada uma possui vários nomes dependendo da região ou país, por isso o Cozinha Técnica usará a nomenclatura utilizada pela ProMusa – associação que organizou a nomenclatura das espécies de banana para facilitar o comércio internacional. 

Banana ouro 

Banana ouro ou sucrier (em inglês: sugar banana ou lady finger) é uma fruta de sobremesa que tem formato pequeno, casca fina com coloração amarela ao amadurecer e uma polpa de textura macia e muito doce.

Esta banana é consumida crua, sendo uma excelente opção para o lanche de crianças.

 

Banana ouro

Banana cavendish ou banana d´água ou banana-caturra

Banana cavendish ou banana d´água ou banana-caturra (em inglês: cavendish banana) é uma fruta de sobremesa que tem formato longo e levemente encurvado, possui casca grossa com coloração amarela ao amadurecer e uma polpa de textura macia, levemente seca e adocicada. 

Há três variedades de banana cavendish que variam principalmente em tamanho: 

  • Nanica ou Pequena Anã ou banana da Ilha da Madeira em Portugal (em inglês: dwarf cavendish)
  • Nanicão (em inglês: giant cavendish
  • Grande Naine ou banana Chiquitita (em inglês: grand nain bananas)

Esta banana é consumida crua, mas é excelente para receitas de bolos, muffins, panquecas, smothies e etc. 

Chiquita é a maior produtora de bananas do mundo, sendo que a variedade mais produzida é a Grande Naine

Banana prata

Banana prata (em inglês: pome banana) é uma fruta de sobremesa que tem formato alongado e levemente encurvado, possui casca fina com coloração amarela ao amadurecer e uma polpa de textura macia, adocicada e levemente ácida.

Esta banana é consumida crua, principalmente a versão baby. Também, é excelente para receitas de bolos, muffins, panquecas, smothies e etc. 

Banana Maçã

Banana Maçã (em inglês: silk banana ou apple banana) é uma fruta de sobremesa que tem formato pequeno e levemente encurvado, possui casca fina com coloração amarela ao amadurecer e uma polpa levemente rosada, com textura macia e úmida. Seu sabor é adocicado e ácido, lembrando a maçã.

Esta banana é excelente para salada de frutas e no lanche das crianças, pois não escurece tão rapidamente como outras variedades de banana.

Banana Maçã

Banana da terra ou plátano

Banana da terra ou plátano (em inglês: plaintain) é uma fruta utilizada como ingrediente na preparação de receitas doces ou salgadas, pode substituir qualquer vegetal rico em amído, pois possui em torno de 25% de amido. Esta banana  que tem formato grande e alongado com pouca curvatura, possui casca fina com coloração entre o amarelo e o verde. 

No Brasil, a banana da terra é consumida madura de forma cozida, frita ou assada. As principais variedades deste grupo são:

  • Banana da terra ou pacova (em inglês: French plantain)
  • Banana d´Angola ou banana de chifre (em inglês: Horn plantain
Banana da terra ou plátanos

Receitas clássicas com banana

Banana com mel

Salada de frutas com banana

Banana split

Bolo de banana

Quando amassadas, as bananas desenvolvem uma consistência suave e cremosa que incorpora facilmente a massa de um bolo, pão, muffin ou panquecas.

Banana bread | Pão de banana

Pão de banana(em inglês: banana bread e em francês: cake à la banane) é preparado com bananamanteigaaçúcar demerara ou açúcar mascavofarinha de trigo, aveia (opcional) e fermento em pó. Este pão que também pode conter nozes ou chips de chocolate, é geralmente cortado em fatias finas e servido com manteiga, como um pão de forma doce.

Muffins de banana

Panquecas de banana 

Banana à milanesa

Receitas clássicas com banana da terra

Chips de banana da terra

Farofa de banana da terra

Quer aprender mais sobre culinária?