Maisena ou maizena?

maisena ou maizena?

Maizena® é a marca registrada do principal produto de amido de milho do mundo, hoje parte do Grupo Unilever. Maisena é uma palavra aportuguesada derivada de Maizena, provavelmente criada com o intuito de evitar problemas legais com a utilização da marca registrada. Maizena ou maisena são hoje sinônimos de amido de milho no Brasil.

Nos Estados Unidos, milho é comumente chamado de “corn”, mas também pode ser chamado de “maize”. Daí vem a origem da marca Maizena. Hoje a marca Maizena é usada pela Unilever para uma série de outros produtos derivados do milho e de outros grãos.

A maioria dos dicionários brasileiros de língua portuguesa terá o termo “maisena” listado. O Dicionário Michaelis, por exemplo, diz que o termo maisena “(substantivo feminino), é o produto farináceo industrial tirado do amido de milho, utilizado em vários alimentos, como pudim, mingau e cremes variados.”

Em Portugal, a palavra “maisena” não é utilizada. “Maizena” é apenas utilizado em produtos da Unilever. “Amido de milho” é a forma mais utilizada em Portugal.

Resumindo: se uma receita listar como ingrediente “amido de milho”, “maizena” ou “maisena”, saiba que você poderá utilizar qualquer marca de amido de milho, seja ela Maizena ou a marca de amido de milho de algum produtor concorrente. E caso você tenha que escrever uma receita ou qualquer outro texto, dê preferência por “amido de milho” ou “maisena”, que são palavras presentes em dicionários.

Quer saber mais sobre ingredientes?