Furikake | Temperos

Furikake

O tempero Furikake é um dos temperos japoneses mais populares, se não o mais popular de todos os temperos oriundos do Japão. É uma mistura de ingredientes típicos do país oriental.  Esses ingredientes incluem nori, sementes de gergelim e flocos de um tipo de atum seco chamado bonito. Os flocos de bonito usados em furikake foram secos, embebidos em molho de soja e depois novamente secos. Existem muitas variações de temperos de furikake com ingredientes tão diversos como flocos de pimenta e pó de miso.

Ao contrário da maioria dos outros ingredientes japoneses, o tempero furikake é na verdade uma invenção relativamente moderna. Seu precursor foi criado no início do século 20 na época em que os cozinheiros japoneses começaram a reconhecer a existência do quinto sabor, o umami. O tempero Furikake é uma grande fonte de umami, que é particularmente importante para a culinária japonesa.

O tempero Furikake foi desenvolvido pela primeira vez por um farmacêutico chamado Suekichi Yoshimaru, que originalmente pretendia que o povo japonês o utilizasse como um suplemento de cálcio, e não como um tempero. A mistura original foi chamada gohan no tomo (amigo do arroz ou amigo para o arroz) e os ingredientes incluíam sementes de papoula e ossos de peixe, juntamente com sementes de gergelim e nori – esses dois últimos continuam a ser incluídos nas versões atuais. A alga Nori é uma espécie de alga que é seca em folhas e usada para fazer vários pratos japoneses, incluindo sushi.

A mistura de especiarias mudou de ser um suplemento para um alimento japonês após a Segunda Guerra Mundial. Neste ponto, a Nissin Foods começou a produzir e distribuir em escala nacional para combater a desnutrição. O amor pelo furikake começou como um fenômeno totalmente japonês, mas a mistura de especiarias está rapidamente ganhando aceitação nos Estados Unidos, Brasil e em todos os lugares onde a comida japonesa cresce em consumo.

Como usar o furikake?

O tempero Furikake é tradicionalmente um tempero de arroz, embora também possa ser usado em outros alimentos. O tempero Furikake tem sido usado para temperar tofu, bolas de arroz chamadas onigiri, conservas de alimentos e também peixes. Furikake é também uma das muitas coberturas usadas para o chazuke, uma sopa que consiste em chá verde servido sobre arroz cozido. Para algumas versões, pode-se usar dashi ou água pura em vez do chá verde.

Lembre-se que um dos ingredientes do furikake é o sal, portanto e melhor utilizá-lo no arroz não salgado, seja ele arroz japonês ou de outro tipo. 

O vídeo abaixo mostra uma forma muito simples e tradicional de usar o furikake, sobre o arroz japonês acompanhado de ovo cru e molho shoyu. Este prato é chamado de tamago kake gohan.

Onde comprar furikake?

A maioria dos supermercados ou lojas que vendem produtos da culinária japonesa terá alguma versão do furikake. Procure por embalagens triangulares como na foto abaixo (mas também há vários vendidos em embalagens retangulares):

furikake-triangulo

No Brasil, furikake pode ser encontrado em algumas das grandes redes de supermercados e em lojas de artigos culinários japoneses. Abaixo listamos algumas lojas que vendem furikake online:

Em Portugal encontramos furikake principalmente em lojas de artigos japoneses / asiáticos. 

Como fazer um furikake caseiro?

Apesar de ter se tornado mais popular em anos recentes, Furikake ainda não é facilmente encontrado fora dos grandes centros urbanos. Nesta caso, a melhor opção do cozinheiro é fazer seu próprio furikake.

Os ingredientes do tempero furikake são muitas vezes escolhidos para atender às preferências de gosto do cozinheiro. Por exemplo, algumas pessoas não gostam do sabor de peixe do floco de bonito e preferem uma mistura de tempero furikake que o omita. Em todo caso, os ingredientes da mistura não são inalteráveis, portanto você deve se sentir à vontade para adaptar seu furikake às suas preferências.

Muitos dos ingredientes são fáceis de encontrar, mesmo em supermercados ocidentais. Isso torna o tempero furikake relativamente fácil de fazer. Os componentes nos quais você deve se concentrar incluem algas nori, sementes de gergelim e sal. Utilize sal marinho grosso ou sal kosher. Você também pode adicionar um pouco de açúcar, o que ajuda a destacar algumas das qualidades do sabor salgado do furikake.

Quer aprender mais sobre temperos asiáticos?