Sal Rosa | Sal do Himalaia

Sal-Rosa-do-Himalaia

O sal rosa do Himalaia virou moda e tem aparecido por todos os lados: em lindas embalagens na prateleira do supermercado, como pedra para grelhar alimentos e mesmo como uma abajur de cristal brilhante que supostamente purifica seu ar e sua energia (ou algo do tipo). É muita vezes citado como o sal mais puro do mundo e um produto com características benéficas à saúde.

Este tipo de sal tem uma cor “rosa pálida” proveniente de minerais que fazem parte de sua composição: cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. É extraído de minas de sal no Paquistão, principalmente da mina de sal de Khewra, localizada a cerca de 300km da cadeia de montanhas dos Himalaias – portanto não é realmente um sal do Himalaia.

O vídeo abaixo, do governo do Paquistão, mostra a mina de sal de Khewra, segunda maior mina de sal do mundo, com reservas estimadas em pelo menos 100 anos adicionais de exploração.

 

Benefícios para a saúde do sal rosa do Himalaia

Apesar de vários sites e blogs dizerem o contrário, não há evidências de que o sal rosa do Himalaia seja mais saudável do que usar outros tipos de sal em alimentos. E o consumo de sal em excesso não é recomendado pela maioria dos profissionais de saúde.

A Universidade McGill, uma das melhores do Canadá, fez uma análise de alguns dos benefícios creditados ao sal rosa do Himalaia, e estas são algumas das conclusões:

  • Possui mais minerais que o sal refinado: é verdade, pois o refino de sal retira a maior parte dos minerais, com exceção do cloreto de sódio; mas o sal marinho comum tem os mesmos tipos de minerais que o sal rosa; apesar de ser extraído de uma mina de sal, esta mina era antes um mar cuja água evaporou; portanto o sal do Himalaia é tecnicamente um sal marinho
  • Sua composição não traz benefícios adicionais à saúde: a quantidade de sal que consumimos diariamente em nossas refeições é muito pequena para que os minerais do sal gerem qualquer benefício; e os mesmos minerais já são consumidos através de uma dieta balanceada
  • Sal rosa cria um balanço eletrolítico (importante para a hidratação do corpo): todos os tipos de sal fazem isso; Gatorade também faz
  • Não reduz pressão sanguínea: o consumo de sal, seja ele rosa ou não, provavelmente gera o efeito oposto;

 

Muitas pessoas preferem o sal do Himalaia ao sal comum por acreditarem que ele possui menos sódio que o sal comum em sua composição. No entanto, ambos os sais são comparáveis em termos de teor de cloreto de sódio, em aproximadamente 98%. Como o sal rosa é freqüentemente encontrado em cristais de tamanho maior do que o sal de mesa, ele contém menos sódio por colher de chá, mas uma maior quantidade de sal será necessária para obter o mesmo sabor salgado.

Sendo assim, além de provavelmente não apresentar nenhum impacto à saúde diferente de qualquer outro sal não-iodado, devido ao seu alto preço (R$ 19,00 o kilo no site da Americanas.com), o mercado de produtos falsificados é grande – e é muito fácil adicionar um corante rosa ao sal marinho. Recomendamos que compre o produto de marcas e varejistas reconhecidos para evitar a falsificação.

Como utilizar o sal rosa na culinária

Com exceção da cor, o sal rosa do Himalaia não apresenta características que o diferenciem de outros sais, principalmente em relação ao sabor. Portanto, não é recomendado utilizar este sal para substitutir outros sais mais baratos na preparação de pratos. Algumas pessoas dizem sentir a diferença de sabor entre um sal iodado e um sal não iodado, mas a maior parte dos estudos científicos não é capaz de demonstrar essa diferença. Caso você seja uma dessas pessoas, sugerimos utilizar um sal marinho não iodado ou o sal kosher (ver nosso artigo sobre sal kosher), que são opções muito mais baratas.

Sendo assim, a principal razão para utilizar o sal rosa do Himalaia na culinária é o seu aspecto visual. Use-o em um prato onde sua cor se destaca: como cobertura de doces a base de chocolate, caramelo ou merengue ou para enfeitar coquetéis como a margarita.

Bolo de chocolate com sal rosa
Bolo de chocolate com sal rosa
Margarita com sal rosa
Margarita com sal rosa

Quer aprender mais sobre sal e outros temperos?